twitter

? E depois do cavalo...o resgate da vaca de um buraco de seis metros no Monte Redondo

? E depois do cavalo...o resgate da vaca de um buraco de seis metros no Monte Redondo
Fotografia

Publicado em 25 de novembro de 2018, às 15:34

A situação provocou um ferimento ligeira a bombeiro.

Os Bombeiros Voluntários dos Arcos de Valdevez (BVAV) voltaram a realizar mais um resgate animal de grande porte. Depois do "incrível" resgate de um cavalo que ficou preso numa conduta de águas pluviais, foi a vez de uma vaca cair num buraco de grandes dimensões na freguesia de Monte Redondo (ver fotogaleria). «Foi no Lugar da Igreja. De imediato acionamos para o local uma equipa de Salvamento e Resgate em Grande Ângulo e uma viatura de apoio», disse o comandante dos BVAV, Filipe Guimarães, referindo que o alerta foi dado pelas 11h00. Quando chegaram ao local, os bombeiros depararam-se com o animal enfiado num buraco «com mais de oito metros de cumprimento, cinco de largura e cerca de seis de profundidade», disse o comandante.
«Tivemos a necessidade de empenhar uma máquina mini-giratória para criar um acesso que serviu de caminho para a saída do animal», apontou Filipe Guimarães, classificando a operação como «perigosa».
«Também arriscada, uma vez que o animal era bravo e não lidava muito bem com a presença dos humanos, havendo por isso a necessidade de os operacionais recriarem quase uma "pega de touros” para colocarem uma corda e depois procederam ao seu encaminhamento para fora do buraco», revelou o comandante dos BVAV. No decorrer desta operação houve um bombeiro que sofreu ferimentos ligeiros provocados «pela fúria do animal», situação que foi «prontamente assistida e resolvida no local, não havendo por isso necessidade do bombeiro ser transportado a uma unidade hospitalar», disse Filipe Guimarães.
O animal, sem identificação, foi devolvido "à natureza" regressando aos montes das redondezas.
«Nesta operação estiveram envolvidos sete operacionais, três viaturas e uma máquina mini-giratória da firma JS Gomes. Um enorme agradecimento a todos estes operacionais pela coragem e bravura apresentada nesta missão de grande risco», frisou Filipe Guimarães.
Autor: Nuno Cerqueira