twitter

Duzentas ofertas de emprego luso-galaico por preencher em três anos

Duzentas ofertas de emprego luso-galaico por preencher em três anos
Fotografia

Publicado em 16 de novembro de 2017, às 16:56

Questionada pela Lusa, a fonte apontou como principal razão da "falta de candidatos" o facto de estas "ações não serem de participação obrigatória por parte do IEFP".

Duzentas das 276 ofertas de emprego transfronteiriço, disponibilizadas desde 2014 nos ‘job days' do Agrupamento Europeu Galiza e Norte de Portugal (GNP-AECT), ficaram por preencher, disse hoje fonte daquela entidade, admitindo que é um resultado "aquém das expectativas”.

De acordo com os dados avançados hoje à agência Lusa pela fonte do GNP-AECT, nos últimos três anos "foram disponibilizadas um total de 276 ofertas de emprego destinadas a desempregados transfronteiriços inscritos nos centros de emprego, sendo que apenas 76 foram efetivamente preenchidas".

Promovido pelo AECT, com o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), do EURES-Transfronteiriço e da Junta da Galiza, os ‘job days' pretendem "fomentar a criação de emprego e a cooperação transfronteiriça entre as empresas dos setores da metalomecânica, hotelaria e restauração, agroalimentar e florestal".

A iniciativa "visa promover a mobilidade e a contratação de trabalhadores na eurorregião, disponibilizando, simultaneamente, debates e ‘workshops' temáticos sobre os novos fundos comunitários e os desafios que se colocam ao setor agroalimentar.

"Os desempregados inscritos nos centros de emprego não sentem necessidade de participar porque não ficarem em causa as regalias sociais de quem beneficiam enquanto desempregados", sustentou.

A sexta edição do ‘job day', dedicado ao setor do metal, está marcada para o próximo dia 27, na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), em Valença, com 138 ofertas de trabalho de 26 empresas do Norte de Portugal e da Galiza.

Aquela iniciativa tem o apoio das associações representativas do setor em Portugal e na Galiza, entre elas, a Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP), a Asociación de Industriales Metalúrgicos de Galícia e a Rede Eures


Autor: Lusa