twitter

Dois milhões de euros para promover reserva da biosfera Gerês-Xurês

Dois milhões de euros para promover reserva da biosfera Gerês-Xurês
Fotografia

Publicado em 21 de novembro de 2017, às 15:37

Visa atrair turistas, incentivar a criação de empresas e a fixação de pessoas.

A reserva da biosfera transfronteiriça Gerês-Xurés vai dispor de dois milhões de euros para promover em conjunto os territórios de Portugal e Espanha, atrair turistas, incentivar a criação de empresas e a fixação de pessoas.

“Este projeto vai deixar um trabalho em rede. São 13 entidades a participar e o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) vai ser um espaço mais atrativo, melhor comunicado e mais visitado. Isso, inevitavelmente, vai fixar população com outra dinâmica”, afirmou, em comunicado, o vice-presidente da Câmara de Montalegre, David Teixeira.

O território da reserva da biosfera transfronteiriça Gerês-Xurés, abrange as áreas correspondentes ao PNPG, no norte de Portugal, e o Parque Natural da Baixa Limia-Serra do Xúres, na Galiza, estendendo-se por 259.496 hectares, onde vivem 79.000 pessoas.

O projeto tem um orçamento de dois milhões de euros, é financiado pelo financiado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP) e deverá ser concretizado até dezembro de 2019.


Autor: LUSA/Redação