twitter

DCC de Matosinhos apreende mais de 2,5 toneladas de bivalves em Viana do Castelo

DCC de Matosinhos apreende mais de 2,5 toneladas de bivalves em Viana do Castelo
Fotografia

Publicado em 16 de maio de 2019, às 13:40

No valor de 25 500 euros e os bivalves destinavam-se ao mercado espanhol.

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Destacamento de Controlo Costeiro (DCC) de Matosinhos, apreendeu hoje de madrugada 2 538 quilos de bivalves, com o valor presumível de 25 500 euros, no concelho de Viana do Castelo. A operação ocorreu nas imediações da cidade, sendo que os bivalves, ameijôa japonesa, tinha como destino o mercado galego.
«Durante uma ação de fiscalização rodoviária orientada para a verificação e controlo do transporte de pescado fresco e moluscos bivalves, os militares detetaram uma viatura que transportava amêijoa-japonesa, a qual não possuía o tamanho mínimo legal para puder ser capturada e comercializada, isto é, de quatro centímetros», afirmou fonte do DCC de Matosinhos.
Um homem, com 48 anos, foi identificado sendo elaborado o respetivo auto de notícia por contraordenação, devido ao transporte de espécies bivalves em estado imaturo, o que constitui uma infração punível com coima máxima de 37 500 euros. Os bivalves que se encontrarem vivos serão devolvidos ao seu habitat natural.
Autor: Nuno Cerqueira