twitter

Criado trilho interpretativo na zona "entremarés" de São Bartolomeu do Mar

Criado trilho interpretativo na zona "entremarés" de São Bartolomeu do Mar
Fotografia

Publicado em 27 de julho de 2018, às 17:06

Promover a literacia sobre as comunidades intertidais presentes no litoral de Esposende.

Está sinalizado o primeiro trilho interpretativo da zona intertidal (ou zona entremarés), implementado na praia de S. Bartolomeu do Mar, no âmbito do projeto Observatório Marinho de Esposende (OMARE) que visa criar um sistema de informação e monitorização da biodiversidade marinha do Parque Natural do Litoral Norte. Estes trilhos têm como objetivo promover a literacia sobre as comunidades intertidais presentes no litoral de Esposende, mas permitirão também a todos, ao realizar um passeio de descoberta e lazer, a recolha de dados de vida marinha e a partilha de informação recolhida que poderá ser disponibilizada em OMARE.pt.
Assim, esta a zona compreendida entre a preia-mar e a baixa-mar, devido às suas características específicas de submersão e exposição ao ar, permite avaliar e monitorizar alterações ao ambiente sejam elas sazonais ou antropogénicas.
O objetivo dos trilhos vai além da promoção científica e da sensibilização para as questões de biodiversidade. Os dados recolhidos serão importantes para a monitorização em curso e permitirão, por exemplo, a participação ativa a nível escolar, na fase de deteção de variações qualitativas/quantitativas provocadas por desastres ecológicas ou, a médio/longo prazo, por alterações climáticas, envolvendo a comunidade.
Autor: Redação