"O somatório da afluência das três edições anteriores, incluindo a que teve lugar no ano em que Guimarães foi Capital Europeia da Cultura [2012], foi de 80 mil pessoas, pelo que [o facto de] a edição deste ano ter atingido as 40 mil demonstra o crescimento e a cada vez maior aceitação da Contextile".Pela Contextile 2018, "que ilustrou o envolvimento e a cooperação entre património, indústria têxtil e a criação artística contemporânea" de Guimarães, "Território de Cultura Têxtil", e que "pretendeu entrelaçar a tradição e inovação no têxtil com a cultura e a criatividade", participaram 250 artistas em todas as atividades, desde exposições, residências, workshops, 'textiletalks' e performances, além dos 700 artistas de 66 países, que propuseram projetos ou obras artísticas nas OpenCall's Internacionais. A organização destaca ainda a distinção com o Prémio de Aquisição da peça "Substantia", com assinatura de Baiba Osite, da Letónia. A Contextile 2018, destaca o texto, acolheu também a reunião de curadores de 13 países (Alemanha, Áustria, Croácia, Geórgia, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia e Sérvia), pertencentes à plataforma europeia Magic Carpet. A Magic Carpet, organização que a Contextile/Ideias Emergentes representa em Portugal, "fez convergir para a Bienal de Arte Têxtil Contemporânea duas artistas em residência, Ida Blazicko (Croácia) e Hermione Allsopp (Reino Unido)".
Autor: Redação