A Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde (SCMVV) anunciou a abertura do Colégio Dom João de Aboim já no próximo ano letivo. Orçada em um milhão e 500 mil euros, a escola básica com fins sociais terá capacidade para 200 alunos.
Segundo nota de informação enviada à redação do Diário do Minho, o Colégio Dom João de Aboim, situado no centro de Vila Verde, junto ao Hospital da Santa Casa de Vila Verde, tem obra terminada e já tem autorização de funcionamento emitida pela Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares.
«Terá abertura no ano letivo 2018/2019. A equipa de profissionais está já constituída, sendo composta pelo Diretor Pedagógico o professor José António da Mota Alves. Também já tem a equipa de professores do 1º Ciclo constituída, assim como as auxiliares de Educação, professores de Estudo Acompanhado e outros trabalhadores de apoio», dá conta a SCMVV.
O provedor da SCMVV, Bento Morais, refere que a escola surge no âmbito de «um desejo manifestado de muitas famílias».
«Ganha o nome de João de Aboim porque esse era o nome do antigo ciclo de Vila Verde que funcionava onde hoje é a nossa farmácia. É um sonho que vinha a ser projetado e que agora vai ser realidade», frisa o provedor Bento Morais.
A SCMVV tornou público as contas da instituição onde é revelado um crescimento de 5,6% e a aprovação por unanimidade do Relatório de Atividades e Contas de Gerência relativos ao ano/exercício de 2017.
«Relativamente às contas de gerência, referir que registámos um crescimento de 5,6% e um total de rendimentos, em 2017, de 22.303.796,1 euros. Em 2017 esta instituição pagou ao Estado em contribuições e impostos cerca de 3.339.232,21 euros e recebeu, em subsídios 2.170.389,58 euros, ou seja, os subsídios estatais representam apenas 9,73% dos rendimentos da SCMVV», refere o provedor, acrescentando ainda «um agradecimento aos órgãos sociais da instituição e a todos os nossos colaboradores que contribuíram e contribuem, diariamente, para o sucesso da instituição”.
Autor: Nuno Cerqueira
Colégio Dom João de Aboim abre no próximo ano letivo e já tem diretor pedagógico

Fotografia
Publicado em 19 de março de 2018, às 14:49