twitter

Chama-se "Laura" e está a causar quedas árvores e inundações no Minho

Chama-se "Laura" e está a causar quedas árvores e inundações no Minho
Fotografia

Publicado em 06 de março de 2019, às 00:20

Depressão Laura.

A depressão que neste momento se abate no Minho já tem nome e está a causar vários danos nos distritos de Braga e Viana do Castelo. "Laura" já elevou inclusive o nível de alerta para laranja, decretado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), e esta quarta-feira, devido à forte ondulação marítima, tudo vai continuar igual. Segundo apurou o Diário do Minho junto de várias corporações dos bombeiros, quedas de árvores, inundações, queda de estruturas edificadas, assim como alguns deslizamentos de terras, tem sido o lado visível da depressão Laura.
À beira mar o vento e a ondulação estão especialmente intensos, com ondas entre 5 e 5,5 metros. Chuva, vento e até trovoada são outras das previsões apontadas pelos meteorologistas.
O IPMA refere que a depressão está «centrada a noroeste da Península Ibérica e em deslocamento para nordeste em direção às ilhas britânicas» O aviso laranja é o segundo mais grave e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo, o segundo menos grave, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Autor: Nuno Cerqueira