twitter

Cerca de 50 mil flores criam esculturas em três praças de Viana do Castelo

Cerca de 50 mil flores criam esculturas em três praças de Viana do Castelo
Fotografia

Publicado em 04 de maio de 2018, às 10:46

Cerca de 50 mil flores vão formar esculturas a criar, no dia 19, por 47 floristas de todo o país em três praças de Viana do Castelo, no âmbito do programa "Viana Florida".

A montagem daquelas esculturas, informou hoje a Câmara de Viana do Castelo, decorrerá no dia 19, entre as 10h00 e as 23h00, nas praças da República e da Liberdade e no Largo da Estação, em pleno centro histórico da cidade.

Já no próximo sábado, às 17h00, aquele programa que pretende "projetar a tradição da arte floral como atração turística", inclui a construção de um "Coração em Flor", na praça da Liberdade, situada na frente ribeirinha.

O arranjo, com 9,5 metros de altura e 7,80 de largura, a realizar pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), vai integrar cerca de 1.780 vasos, entre outras flores.

Além de "projetar a tradição da arte floral como atração turística", o "Viana Florida", que vai na quinta edição, pretende ainda promover as festas e romarias associadas à flor das freguesias de Vila Mou, Vila Franca e Alvarães.

O programa de sábado inclui um encontro das festas floridas no jardim público da cidade, a partir das 16h00. Durante a iniciativa será erguido o Arco Festivo de Vila Mou, serão confecionados os andores floridos de Alvarães e os cestos floridos de Vila Franca.

Os cestos floridos de Vila Franca, confecionados durante as festas das Rosas, festividade com 396 anos e que abre o ciclo de romarias no Alto Minho, é uma das tradições do concelho presente neste encontro das festas floridas.

Durante aquela romaria, que decorre entre os dias 11 a 14, os cestos feitos de milhares de pétalas de flores e que chegam a pesar mais de 50 quilos, são transportados, na cabeça, por jovens mordomas numa demonstração de "orgulho e fé".

Já a tradição dos andores floridos de Alvarães, 'ex-libris' da festa de Santa Cruz, remonta a 1946. Os andores são também confecionados com milhares de pétalas fixadas com uma cola feita à base de farinha e água, que permite mantê-las, por vários dias, viçosas e coloridas, formando desenhos com motivos religiosos, paisagísticos e monumentais. Um trabalho minucioso que envolve toda a freguesia e que transforma os andores em verdadeiras obras de arte popular.

O encontro inclui ainda o Arco Festivo de Vila Mou, principal atração da festa em honra de Nossa Senhora da Encarnação que decorre entre os dias 16 a 21.

Trata-se de uma estrutura em madeira, com cerca de dezoito metros de altura, construída em quatro andares revestidos de ramos de bucho e ornamentados com flores. Os espaços entre os quatro andares do arco são preenchidos com vimes pintados de branco e com uma estrela de oito pontas pintada a vermelho.

Representado na heráldica da freguesia de Vila Mou, uma réplica do Arco Festivo de Vila Mou vai ser erguido, no sábado, no jardim público de Viana do Castelo.

O programa "Viana Florida" inclui ainda a decoração de quatro ruas do centro histórico da cidade e o concurso "Florir Viana" que, que decorre até final do mês, com a participação de 27 montras e seis varandas decoradas com flores.

Na biblioteca municipal, está patente a exposição "Flores nas Artes Decorativas Vianenses: da etnografia à economia criativa", com a colaboração de oito artesãos e produtos em torno da flor.

Já a biblioteca Barbosa Romero, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) mostra "Flores à Beira Mar" e o centro comercial da cidade apresenta, a partir do dia 11, a exposição "Floralia: a presença do elemento vegetal na cultura e na paisagem vianesa".

Uma feira de flores e jardinagem, com 25 expositores, entre material de jardinagem, flores, árvores e arbustos, plantas aromáticas, vinho, mel, compotas, artesanato e mobiliário de jardim e um 'workshop' de flores comestíveis integram, entre outras atividades, a edição 2018 do "Viana Florida".


Autor: Lusa