A montagem daquelas esculturas, informou hoje a Câmara de Viana do Castelo, decorrerá no dia 19, entre as 10h00 e as 23h00, nas praças da República e da Liberdade e no Largo da Estação, em pleno centro histórico da cidade.
Já no próximo sábado, às 17h00, aquele programa que pretende "projetar a tradição da arte floral como atração turística", inclui a construção de um "Coração em Flor", na praça da Liberdade, situada na frente ribeirinha.
O arranjo, com 9,5 metros de altura e 7,80 de largura, a realizar pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), vai integrar cerca de 1.780 vasos, entre outras flores.
Além de "projetar a tradição da arte floral como atração turística", o "Viana Florida", que vai na quinta edição, pretende ainda promover as festas e romarias associadas à flor das freguesias de Vila Mou, Vila Franca e Alvarães.
O programa de sábado inclui um encontro das festas floridas no jardim público da cidade, a partir das 16h00. Durante a iniciativa será erguido o Arco Festivo de Vila Mou, serão confecionados os andores floridos de Alvarães e os cestos floridos de Vila Franca.
Os cestos floridos de Vila Franca, confecionados durante as festas das Rosas, festividade com 396 anos e que abre o ciclo de romarias no Alto Minho, é uma das tradições do concelho presente neste encontro das festas floridas.
Durante aquela romaria, que decorre entre os dias 11 a 14, os cestos feitos de milhares de pétalas de flores e que chegam a pesar mais de 50 quilos, são transportados, na cabeça, por jovens mordomas numa demonstração de "orgulho e fé".
Já a tradição dos andores floridos de Alvarães, 'ex-libris' da festa de Santa Cruz, remonta a 1946. Os andores são também confecionados com milhares de pétalas fixadas com uma cola feita à base de farinha e água, que permite mantê-las, por vários dias, viçosas e coloridas, formando desenhos com motivos religiosos, paisagísticos e monumentais. Um trabalho minucioso que envolve toda a freguesia e que transforma os andores em verdadeiras obras de arte popular.
O encontro inclui ainda o Arco Festivo de Vila Mou, principal atração da festa em honra de Nossa Senhora da Encarnação que decorre entre os dias 16 a 21.
Trata-se de uma estrutura em madeira, com cerca de dezoito metros de altura, construída em quatro andares revestidos de ramos de bucho e ornamentados com flores. Os espaços entre os quatro andares do arco são preenchidos com vimes pintados de branco e com uma estrela de oito pontas pintada a vermelho.
Representado na heráldica da freguesia de Vila Mou, uma réplica do Arco Festivo de Vila Mou vai ser erguido, no sábado, no jardim público de Viana do Castelo.
O programa "Viana Florida" inclui ainda a decoração de quatro ruas do centro histórico da cidade e o concurso "Florir Viana" que, que decorre até final do mês, com a participação de 27 montras e seis varandas decoradas com flores.
Na biblioteca municipal, está patente a exposição "Flores nas Artes Decorativas Vianenses: da etnografia à economia criativa", com a colaboração de oito artesãos e produtos em torno da flor.
Já a biblioteca Barbosa Romero, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) mostra "Flores à Beira Mar" e o centro comercial da cidade apresenta, a partir do dia 11, a exposição "Floralia: a presença do elemento vegetal na cultura e na paisagem vianesa".
Uma feira de flores e jardinagem, com 25 expositores, entre material de jardinagem, flores, árvores e arbustos, plantas aromáticas, vinho, mel, compotas, artesanato e mobiliário de jardim e um 'workshop' de flores comestíveis integram, entre outras atividades, a edição 2018 do "Viana Florida".
Autor: Lusa