Celorico de Basto quer ostentar bem alto e com orgulho o título de “capital das camélias”. O cartão de visita do concelho promete mostrar-se, em todo o seu esplendor, ao longo deste mês, na XIV edição da Festa Internacional das Camélias.
O certame alarga a sua comemoração de um fim de semana para um mês, pretendendo valorizar a planta que se exibe em muitos jardins do concelho.
«Queremos aproveitar ao máximo as potencialidades que as camélias têm em Celorico de Basto, não só fazendo o que temos vindo a fazer nos últimos anos, com um fim de semana muito forte de festa, mas prolongar no tempo esta capacidade de atração que temos, promovendo iniciativas que potenciem o turismo no concelho», suportou o presidente da Câmara, Joaquim Mota e Silva, ontem, na apresentação oficial do cartaz do mês das camélias, que este ano contempla também uma homenagem a José Rodrigues, escultor da estátua do Cardeal D. António Ribeiro.
Assim, este será um mês repleto de atividades culturais e desportivas promovidas, principalmente, para dar destaque àquele património natural concelhio.
O reforço municipal na valorização do certame conta com uma envolvência ainda maior da população, acreditando a gestão municipal que «será um mês de excelência e que irá alavancar este território no setor do turismo».
«É uma festa que envolve fortemente a nossa população, que traz também muitas pessoas de fora, que também interagem com todas estas atividades. Portanto, acreditamos que passar para um mês de festa das camélias é um avanço enorme que damos e acreditamos que irá ter resultados muito importantes e um grande impacto nas receitas do turismo, da restauração, serviços e produtos regionais», considerou Joaquim Mota e Silva, perspetivando a conquista de uma receita de «muitas centenas de milhares de euros» para a economia local.
Além disso, as várias propostas festivas em redor da camélia servem também «para aguçar o apetite a quem nos visita», reforçando a atratividade do concelho, no sentido de conquistar turistas ao longo de todo o ano.
«O turismo regista um crescimento fortíssimo em Celorico, com uma oferta que é cada vez maior, uma procura cada vez maior, a par das receitas e do emprego gerados», valorizou o autarca.
No âmbito da festa das camélias, ao longo de todo este mês de março várias atividades terão lugar em Celorico de Basto, sendo destaque o fim de semana de 17, 18 e 19 que contempla a preparação e colocação das mesas, murais, espantalhos, mercado de camélias, exposição de derivados de camélias, exposição de produtos gastronómicos, o desfile de moda para eleger a rainha e a princesa das camélias, o desfile temático das camélias pelas ruas da vila, a emissão do programa da TVI “Somos Portugal”, atividades desportivas, como o III Raid das Camélias, a caminhada das camélias, a exposição da Camélia de José Rodrigues e muito mais.
Além do tradicional “baile das camélias”, dia 25, todas as terças e quintas-feiras deste mês decorrerão oficinas direcionadas a várias áreas, sempre com a camélia como interveniente principal. Paralelamente a todas as atividades, os visitantes poderão usufruir de visitas guiadas aos belos jardins de camélias do concelho, aos fins de semana e mediante inscrição.
Durante todo o mês, a vila exibe decoração de ruas, montras, varandas e floridos de camélias, bem como exposições permanentes na biblioteca municipal, com destaque para a “Celebração”, de José Rodrigues, em colaboração com a pintora Raquel Rocha.
Autor: Rui de Lemos