twitter

Rio Cávado vai ter seis novos ancoradouros

Rio Cávado vai ter seis novos ancoradouros
Fotografia

Publicado em 09 de abril de 2019, às 15:39

Projeto de execução está elaborado e candidatado a fundos comunitários.

Seis novos ancoradouros aprovados pela Câmara de Barcelos e que vão ser instalados em Mariz, Medros (Barcelinhos), Quinta do Brigadeiro (Vila Frescainha S. Martinho), Frente Ribeirinha de Barcelos, Areias de Vilar e Barragem da Penide (Areias de São Vicente). O projeto de execução, apurou oDiário do Minho, é de 160 mil euros,dos quais cerca de metade é financiada por pela União Europeia, através do programa PROVER.
«Vão ser alvo de umacandidatura ao fundo comunitário denominado "Ações de Qualificação de Produtos Turísticos e Estratégicos do Minho - Turismo Natureza / Náutico - Qualificação das experiências da Natureza do Minho - Ancoradouros no Rio Cávado", no âmbito do programa PROVERE», aponta a Câmara de Barcelos.
Segundo nota da autarquia enviada ao Diário do Minho, estas infraestururas vão ser para dar apoioà prática de canoagem, pesca e lazer.
Estes ancoradouros, em cais flutuantes de acesso ao rio Cávado, tem como princípio «potencializar os locais, devolvendo uma área de lazer a todos os cidadãos e ser um motor de promoção do desenvolvimento, de revitalização e de criação de novas dinâmicas ao longo das margens».
«Estas estruturas pretendem contribuir para melhorar as condições do Rio Cávado e a qualidade da água, devolvendo à população um espaço ímpar para a prática de atividades desportivas aquáticas (canoagem) e de lazer (pesca)», destaca ainda a nota enviada à redação do Diário do Minho. A utilização destas novas estruturas pode ser realizada nos diferentes âmbitos: desporto escolar, competição (clube), férias desportivas, lazer e prática alargada à população em geral. Recorde-se que a autarquia de Barcelos tem investido na recuperação das margens e leito do rio Cávado, que levou inclusive, há cerca de um ano, à descoberta de tesouro ambiental.
Autor: Nuno Cerqueira