Em comunicado, a autarquia liderada pelo socialista Miguel Alves adiantou que o investimento agora candidatado aos fundos do Norte 2020 "vem complementar o trabalho que já está a ser executado na marginal da vila", no âmbito da sociedade Polis Litoral Norte.
"O processo de transformação da marginal de Caminha segue o seu curso. A obra do novo Cais dos Pescadores continua a bom ritmo, o desassoreamento vai permitir uma melhor navegabilidade, agora avançamos para a candidatura da ecovia que vai unir o rio Coura à foz do Minho", explicou o presidente da Câmara, citado naquela nota.
Segundo o município, o novo projeto "prevê a realização de uma empreitada na marginal e frente ribeirinha, criando uma via de circulação para peões e bicicletas, articulada com os parques existentes nos topos da área de intervenção e ainda com áreas que possam constituir-se como interfaces de transportes".
"O objetivo principal é promover o modo de circulação pedonal e ciclável e dessa forma reduzir as emissões de gases com efeito estufa e reduzir o consumo energético no domínio da mobilidade urbana", sustentou.
O custo total da empreitada é de 528.842 euros, sendo o valor elegível de 498.908 euros
"Temos muita expectativa de conseguir este financiamento, que é parte do que precisamos para poder fazer um novo percurso junto ao estuário do Minho" referiu Miguel Alves.
Autor: Lusa