twitter

Câmara de Fafe aprova orçamento com 16,3 ME de investimento para 2018

Câmara de Fafe aprova orçamento com 16,3 ME de investimento para 2018
Fotografia

Publicado em 13 de dezembro de 2017, às 18:00

O documento foi aprovado com quatro votos a favor do PS, quatro abstenções do movimento independente Fafe Sempre e um voto contra da coligação PSD/CDS.

A Câmara de Fafe anunciou hoje a aprovação do orçamento para 2018, no valor global de 38,5 milhões de euros e um investimento previsto de 16,3 milhões em várias infraestruturas do concelho.

O presidente Raul Cunha (PS) avançou à Lusa que o orçamento "vai permitir que em 2018 se continue a desenvolver políticas de apoio aos munícipes que se encontram em maiores dificuldades" e acentuará a descentralização para as juntas de freguesias e coletividades.

Em 2018, frisou, dar-se-á seguimento a "obras estruturantes e com forte impacto para a comunidade iniciadas em 2017, como a requalificação da Escola Secundária de Fafe e do Centro Educativo Carlos Teixeira".

Ainda ao nível das infraestruturas, vai avançar a construção do nó de acesso à zona industrial de Arões/Golães, a requalificação do Bairro da Cumieira, a regeneração urbana da cidade e a construção de um novo canil municipal.

A conclusão da estrada de Antime a Silvares S. Clemente, a ligação à localidade de Passos, o arranjo do Largo 1º de Dezembro e a construção de uma nova artéria nas traseiras da antiga estação ferroviária da cidade são outras realizações com dotação financeira.

O documento aponta ainda para o alargamento das redes de água e saneamento, a melhoria do parque da cidade e a requalificação da Praça 25 de Abril e dos passeios da Avenida do Brasil.

No próximo ano avançará também a requalificação da zona industrial do Socorro, melhorando-se as infraestruturas de estacionamento, trânsito, sinalização e passeios.

A central de camionagem vai também ser melhorada em 2018, prometeu o presidente.

Por outro lado, a câmara vai devolver 2% do IRS aos munícipes, ao mesmo tempo que se vão manter vários eventos de promoção da cidade e do concelho, para dinamizar a economia local.

Raul Cunha concluiu que o orçamento de 2018 é um documento "bem estruturado, adaptado às necessidades de Fafe e que permitirá o desenvolvimento sustentável do concelho".


Autor: Redação/Lusa