https://youtu.be/A4XeFvOgm0k
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Guimarães(BVG), Bento Marques, manifestou ontem preocupação com o socorro no centro da cidade face à cada vez menos operacional auto-escada que presta serviço naquela corporação.
Em declarações durante a cerimónia oficial dos 141 anos dos BVG, o comandante começou por referir que a auto escada tem 36 anos, alertando para as dificuldades de operacionalidade daquele equipamento.
«Quero deixar aqui um alerta. É preciso substituir a auto-escada existente, pois precisa de muitas peças para a sua recuperação. Sem ela vamos ter mais dificuldade no resgate de pessoas nos combates ao incêndios», frisou Bento Marques.
O comandante dos BVG ainda alertou para outra dificuldade, comum a quase todos corpos de bombeiros no país, ou seja, a disponibilidade de recurso humanos.
«É necessário garantir apoio e incentivo ao voluntariado, criando condições de acesso à formação e ao cumprimento das missões de socorro na atribuição de benefícios e regalias sociais que incentivem a adesão ao voluntariado», destacou Bento Marques.
[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]
Autor: Nuno Cerqueira
?/? Bombeiros de Guimarães celebraram 141 anos e alertaram para a situação da auto-escada

Fotografia
Publicado em 26 de março de 2018, às 15:09