twitter

Bombeiros de Barcelinhos realizam parto de bebé dentro de um carro

Bombeiros de Barcelinhos realizam parto de bebé dentro de um carro
Fotografia

Publicado em 13 de novembro de 2018, às 09:39

Parto aconteceu na freguesia de Vila Frescainha São Pedro em Barcelos.

Luis Sousa e Ana Araújo, bombeiros da corporação de voluntários de Barcelinhos, ajudaram hoje de manhã num parto que lhes "caiu nas mãos" quando foram chamados para socorro no concelho de Barcelos. Segundo apurou o Diário do Minho junto do adjunto do comando dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos (BVB), Rui Araújo, a situação ocorreu na freguesia de Vila Fescainha de São Pedro.
«O alerta foi dado pelas 07h40. Uma chamada particular para a nossa central, que dava conta de pedido de auxílio para transporte de uma mulher que teria entrado em trabalho de parto», disse Rui Araújo.
De imediato os bombeiros se deslocaram para o local indicado, na Travessa da Quintela, e quando chegaram depararam-se com uma mulher, com 32 anos de idade, no interior do carro - estaria já a preparar-se parair ao hospital - em final de tempo de gestação e em pleno trabalho de parto.
E foi ali mesmo que os dois bombeiros "apadrinharam" o nascimento.
«Não havia tempo para ser transportada para uma unidade hospitalar», frisou o adjunto do comando dos BVB. Para o bombeiro Luis Sousa, de 2º classe, esta não foi a primeira vez que ajudou num parto antes de chegar ao hospital. Já para Ana Araújo, bombeira de 3ª, foi a primeira vez. «Os tripulantes da Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Barcelos já chegaram depois do parto ter acontecido. Fizeram ali uma primeira avaliação do estado de saúde da mãe e recém nascido. Tudo estava bem», disse Rui Araújo. Segundo o adjunto de comando dos BVB, têm acontecido alguns partos do género nos último anos, sublinhando ainda o facto dos elementos dos BVB estarem «preparados para este tipo de situações».
«Faz parte da nossa formação», frisou.
Mãe e filha foram transportadas pela ambulância dos BVB para o Hospital de Braga com acompanhamento pela VMER.
Autor: Nuno Cerqueira