«O alerta foi dado pelas 07h40. Uma chamada particular para a nossa central, que dava conta de pedido de auxílio para transporte de uma mulher que teria entrado em trabalho de parto», disse Rui Araújo.De imediato os bombeiros se deslocaram para o local indicado, na Travessa da Quintela, e quando chegaram depararam-se com uma mulher, com 32 anos de idade, no interior do carro - estaria já a preparar-se parair ao hospital - em final de tempo de gestação e em pleno trabalho de parto.
E foi ali mesmo que os dois bombeiros "apadrinharam" o nascimento.«Não havia tempo para ser transportada para uma unidade hospitalar», frisou o adjunto do comando dos BVB. Para o bombeiro Luis Sousa, de 2º classe, esta não foi a primeira vez que ajudou num parto antes de chegar ao hospital. Já para Ana Araújo, bombeira de 3ª, foi a primeira vez. «Os tripulantes da Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Barcelos já chegaram depois do parto ter acontecido. Fizeram ali uma primeira avaliação do estado de saúde da mãe e recém nascido. Tudo estava bem», disse Rui Araújo. Segundo o adjunto de comando dos BVB, têm acontecido alguns partos do género nos último anos, sublinhando ainda o facto dos elementos dos BVB estarem «preparados para este tipo de situações».
«Faz parte da nossa formação», frisou.Mãe e filha foram transportadas pela ambulância dos BVB para o Hospital de Braga com acompanhamento pela VMER.
Autor: Nuno Cerqueira