twitter

Bienal de Guimarães quer valorizar trabalho profissional da ilustração portuguesa

Bienal de Guimarães quer valorizar trabalho profissional da ilustração portuguesa
Fotografia

Publicado em 11 de outubro de 2019, às 12:23

Iniciativa arranca amanhã.

A Bienal de Ilustração de Guimarães (BIG), que começa no sábado, quer valorizar a ilustração portuguesa e sobretudo os criadores, porque é um trabalho profissional e merece ser reconhecido, disse à Lusa o diretor, Tiago Manuel. Esta é a segunda edição da bienal BIG, uma iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães, com um programa de exposições, oficinas e palestras espalhadas pela cidade, focadas apenas na ilustração nacional e com o intuito não só de mostrar "o lado lúdico da ilustração ao público, mas fazer pontes com a educação".

"A minha preocupação, enquanto diretor, é ajudar a criar um acontecimento voltado para os artistas portugueses. O mercado é amplo [em termos de edição e criação], mas muito reduzido para os autores", afirmou Tiago Manuel, sustentando que o país não tem capacidade para absorver as dezenas de ilustradores, desenhadores e criadores que anualmente concluem estudos.

Neste objetivo de dignificar o trabalho dos ilustradores, muitas vezes precário e com uma visibilidade ilusória na Internet, referiu Tiago Manuel, a BIG apresenta não só exposições de ilustração como atribui prémios monetários.


Autor: Lusa