OMunicípio de Barcelos anunciou ontem que vão ser suprimidas quatro passagens de nível, na União de Freguesias de Carreira e Fonte Coberta, na União de Freguesia de Silveiros e Rio Covo (Santa Eulália) e na freguesia da Várzea (duas).
O executivo aprovou esta segunda-feira a minuta do acordo a celebrar com a Infraestruturas de Portugal, que determina quais as obras a executar e as responsabilidades entre as partes.
«Com este passo, a IP fica habilitada a poder lançar os concursos públicos para a execução das respetivas empreitadas», disse autarquia.
Segundo o acordo ontem aprovado, a supressão das passagens de nível determina a construção de três passagens superiores e respetivos caminhos de ligação, bem como a construção de uma passagem inferior e os inerentes caminhos de ligação.
Assim, na União de Freguesias de Carreira e Fonte Coberta vai ser construída uma passagem superior, o mesmo sucedendo na União de freguesias de Silveiros e Rio Covo (Santa Eulália), onde a implantação de uma passagem superior, suprirá a passagem de nível existente.
Já na freguesia da Várzea, uma das passagens de nível a encerrar terá como modo de atravessamento uma passagem superior; e a segunda passagem de nível será substituída por uma passagem inferior.
«Após a construção dessas vias de acesso, as mesmas serão integradas na rede viária municipal, cabendo à Câmara Municipal a responsabilidade de inspeção, exploração, beneficiação, manutenção, sinalização e limpeza das passagens superiores e dos caminhos de ligação» explicou a Câmara de Barcelos, acrescentando que cada passagem de nível será suprimida, pela IP, no momento da abertura ao tráfego da passagem desnivelada que se encontra mais próxima.
Autor: Redação