twitter

Baldio do Carvoeiro investe 250 mil euros na prevenção de incêndios

Baldio do Carvoeiro investe 250 mil euros na prevenção de incêndios
Fotografia

Publicado em 16 de dezembro de 2022, às 16:13

Baldios de Carvoeiro têm sido dotados de uma equipa de sapadores florestais, dois parques de merendas, charcas de apoio ao combate a incêndios e um percurso pedestre.

O Conselho Diretivo do Baldio de Carvoeiro, em Viana do Castelo, vai investir mais de 255 mil euros na prevenção de incêndios florestais através da intervenção em 90 hectares de terrenos e 13 quilómetros de rede viária.

«É um investimento, essencialmente para prevenir os fogos florestais, mas também para potenciar a multifuncionalidade dos espaços. Com estas limpezas e arborizações estamos, em primeiro lugar, a reduzir a carga combustível, e depois a contribuir para fixar mais fauna e flora, a enriquecer a biodiversidade de uma zona que queremos livre de incêndios», disse ontem o presidente do Conselho Diretivo, Artur Sá.

Em declarações à agência Lusa, o responsável disse «tratar-se do maior investimento de sempre» nos 600 hectares que integram os terrenos comunitários da aldeia, estimando que o início da empreitada para o primeiro trimestre de 2023.

Artur Sá, que falava a propósito do concurso público lançado este mês pela comissão de baldios para a empreitada de gestão de combustíveis, plantações, controlo de invasoras lenhosas e beneficiação de rede viária florestal, explicou que aquele investimento resulta da aprovação de uma candidatura ao programa Compete 2020.

O financiamento daquele programa comunitário é de 242,890.60 euros e o IVA será suportado pelo Conselho Diretivo.

A intervenção, com prazo de execução de 180 dias, prevê a plantação, em 20 hectares, de cerca de 18 mil plantas, entre pinheiro-bravo e carvalho, o controlo de invasoras lenhosas, sobretudo acácias, em 13 hectares, a limpeza de cerca de 60 hectares de mato em zonas de povoamentos florestais e a beneficiação de 13 quilómetros de rede viária.

«É um contributo enorme para a redução da carga combustível, para a criação de descontinuidade no baldio e, acima de tudo, para a proteção do arvoredo existente. Mais importante ainda é que, com as plantações previstas, queremos iniciar um processo regular de arborização, para potenciar a área florestal», sublinhou Artur Sá.

Em 20 anos de gestão dos terrenos comunitários, o Conselho Diretivo dos Baldios de Carvoeiro dotou o espaço, entre outros investimentos, de uma equipa de sapadores florestais, dois parques de merendas, charcas de apoio ao combate a incêndios e um percurso pedestre.


Autor: Redação