Arcos de Valdevezaderiu ao Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa(PNDAE), criado pelo INEM. O município instalou Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) em váriosequipamentos municipais.
Ao aderir ao PNDAE, o município de Arcos de Valdevez instalou DAE noEstádio Municipal/Estádio da Coutada, noCampo de Rugby, nasPiscinas Municipais ePavilhão Municipal, que também servirá a Escola EB2/3+S. No âmbito do processo de licenciamento destes equipamentos, "foi dada formação a colaboradores/as municipais, membros dos clubes/associações desportivas e professores da EB2/3+S, queficaram certificados pelo I.N.E.M como Técnicos Operacionais DAE", refere a Câmara Municipal, em comunicado.
O PNDAE consiste na criação de uma rede de desfibrilhação automática externa, quepermita garantir o reforço da cadeia de sobrevivência, entendida como o conjunto deações sequenciais realizadas de forma integrada por diferentes intervenientes, com vista agarantir a máxima probabilidade de sobrevivência a uma vítima de paragemcardiorrespiratória.
Autor: Diana Carvalho
Arcos de Valdevez integra Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa
Publicado em 23 de fevereiro de 2023, às 11:02