Os alunos do 2º e 3º ciclo de escola em Forjães, no concelho de Esposende, vão estar pelo menos uma semana sem aulas no período da tarde porque a escola não consegue garantir os serviços mínimos de funcionamento por falta de auxiliares.
O Diário do Minho apurou, junta da diretor do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio (AEARS), Paula Cepa, que na base da decisão está o facto de alguns funcionários estarem de baixa, complicando desta forma o normal funcionamento da escola que aguarda por 10 novos auxiliares "a meio termo".
[audio m4a="https://diariodominho.pt/old_site/wp-content/uploads/2019/10/Paula-Cepa.m4a"][/audio]
«A escola já estava a funcionar com algumas limitações pela falta de funcionários devido ao atraso dos concursos, mas as situações das baixas acabou por agravar o problema. Optamos por cancelar as aulas á tarde, até porque uma das áreas afetadas pela falta de auxiliares é o período das refeições», confirmou Paula Cepa.
Desta forma cerca de 200 alunos são mandados para casa, sendo que a situação, segundo Paula Cepa, poderá voltar à normalidade na próxima quinta-feira.
«É quando esperamos ter a colocação dos funcionários a termo certo. São dez que nos vão completar o horário de cinco funcionários. Eram para ser colocados em agosto, mas houve atrasos. No AEARS apenas Forjães está nesta situação», disse.
Autor: Nuno Cerqueira

Fotografia
Publicado em 04 de outubro de 2019, às 00:20