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Águas do Alto Minho só emitirá faturas de março após correção de erros

Águas do Alto Minho só emitirá faturas de março após correção de erros
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Publicado em 22 de abril de 2020, às 02:36

Polémica da água.

A Águas do Alto Minho garantiu que a emissão das faturas de março "só ocorrerá quando estiver garantida a resolução dos problemas que estiveram na base dos erros identificados" pelos consumidores de sete dos 10 concelhos da região.

Em comunicado enviado às redações, a empresa de gestão das redes de água em baixa e de saneamento pede "desculpa" aos consumidores afetados, adiantando que "as anomalias verificadas na faturação serão regularizadas através da emissão de notas de crédito, caso tenha sido cobrado algum valor indevido, sem qualquer prejuízo para os clientes".

"Na faturação dos serviços de água, águas residuais e resíduos sólidos, emitida em janeiro e fevereiro, foram identificados alguns erros, com origens e consequências diversas e incidências territoriais particulares, decorrentes em larga medida de problemas de transição de informação de sete sistemas de faturação diferentes para um só", especifica.

A AdAM é detida em 51% pela Águas de Portugal (AdP) e em 49% por sete municípios do distrito de Viana do Castelo (Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PSD), Viana do Castelo (PS) e Vila Nova de Cerveira (Movimento independente PenCe - Pensar Cerveira), que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

Três concelhos do distrito - Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS) - reprovaram a constituição daquela parceria.

A nova empresa começou a operar em janeiro, "dimensionada para fornecer mais de nove milhões de metros cúbicos de água potável, por ano, a cerca de 100 mil clientes e para recolher e tratar mais de seis milhões de metros cúbicos de água residual, por ano, a cerca de 70 mil clientes".

"A Águas do Alto Minho (AdAM) está a proceder à regularização de todas as faturas que foram involuntariamente emitidas com incorreções e está a reforçar os serviços de atendimento telefónico e eletrónico de forma a melhorar a capacidade de resposta aos clientes, a qual ficou afetada pelo encerramento dos oito postos de atendimento presencial no contexto da pandemia Covid-19", refere a empresa na nota hoje enviada à imprensa.

A AdAM reconhece "que essas anomalias poderão causar transtornos aos clientes, e tendo em conta as dificuldades de assegurar a normalidade do atendimento, a Águas do Alto Minho não fará cortes de água até junho de 2020 e irá disponibilizar a possibilidade de solicitarem o pagamento em prestações sem aplicação de juros".

Segundo a empresa, as medidas agora divulgadas "constam do plano de ação elaborado pela Águas do Alto Minho e pelos municípios parceiros, os quais também colaboram neste esforço de normalização da atividade da empresa através da disponibilização de meios humanos para apoio ao reforço dos serviços de atendimento telefónico e para resposta mais célere às comunicações eletrónicas".


Autor: Redação / NC