O lançamento do programa "Família Amiga do Ambiente", que vai dedicar pelo menos um dia por mês a atividades destinadas a pais, filhos e avós, é a grande novidade da 3.ª edição da Agenda Ambiental 2020 do município de Amares, que foi apresentada hoje.
Com esta nova vertente, a autarquia pretende ir ainda mais longe rumo ao cumprimento das metas e objetivos no que respeita a política climática e de transição energética, da mobilidade sustentada e da economia circular. Assim sendo, a cada mês haverá pelo menos um dia, ao fim de semana, em que os centros de educação ambiental abrem portas para que as famílias possam realizar atividades experimentais, saídas de campo e observações da faina e da flora. Haverá ainda a possibilidade de ouvir técnicos especialistas na área ambiental.
A par desta novidade, a Agenda Ambiental 2020 de Amares seguirá a linha do ano transato, tal como explicou o vereador Vítor Patrício Ribeiro.Assim sendo, terão continuidade eventos como o "Green Sunset", que visa sensibilizar para a importância da preservação ambiental, o "EcoRiver" e a Urjalândia, no Natal. As várias ações serão definidas ao longo do ano.
Pelas duas primeiras edições da Agenda Ambiental, em 2018 e 2019, passaram cerca de 25 mil pessoas que participaram em ações de sensibilização e valorização do património ambiental, destacando-se o "Eco Plogging", teatros, ações de reflorestação e educativas, música, caminhadas, oficinas e exposições. Números que levam a autarquia a considerar a recetividade «muito positiva».
[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]
Autor: Rita Cunha
Agenda Ambiental conta com programação dedicada às famílias

Fotografia
Publicado em 30 de janeiro de 2020, às 19:04