O Instituto de Conservação da Natureza (ICNF) e 21 municípios vão assinar esta quarta-feira contratos-programa para recuperação de áreas ardidas no valor de 6,9 milhões de euros. A ação vai ser realizada em Murça, no distrito de Vila Real.
Em comunicado, o ICNF anuncia que os contratos vão ser assinados por sete concelhos da região Norte, nove do Centro, quatro do Vale do Tejo e um do Algarve. De acordo com o instituto, estes permitem “agilizar os procedimentos de modo a diminuir o tempo para se iniciarem as ações de estabilização de emergência no terreno”.
O ICNF adianta ainda que os contratos representam um valor de cerca de 6,9 milhões de euros e incluem ações como a recuperação de infraestruturas afetadas, o corte de arvoredo/vegetação queimada e recuperação e tratamento de rede viária. Além disso, está prevista a substituição de placas de sinalização danificada de caça e pesca, assim como iniciativas que visam a diminuição da perda de biodiversidade. Faz também parte do projeto a prevenção da contaminação e assoreamento e recuperação de linhas de água, designadamente com o corte e remoção de material vegetal arbóreo e arbustivo ardido, reabilitação de açudes existentes com objetivos de correção torrencial e ainda construção de obras.
A cerimónia vai decorrer em Murça, Vila Real, município que foi atingido por um incêndio que se prolongou de 17 a 21 de julho e se alastrou para concelhos vizinhos.
Autor: Redação/Lusa