twitter

CCDR-N distingue presidente da Fundação Bial como Personalidade do Norte 2025

CCDR-N distingue presidente da Fundação Bial como Personalidade do Norte 2025
Fotografia DR

Redação/Lusa

Publicado em 02 de dezembro de 2025, às 11:44

Pelo contributo para o desenvolvimento científico da região e do país

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) distinguiu hoje como Personalidade do Norte 2025 o presidente da Fundação Bial, Luís Portela, por ter marcado “de forma decisiva” o desenvolvimento científico da região e do país.

“Uma homenagem ao percurso ímpar de um líder que marcou de forma decisiva o desenvolvimento científico, empresarial e cultural da região e do país”, justificou a entidade, em comunicado.

A CCDR-N salientou que Luís Portela, médico, empresário e promotor de conhecimento, liderou durante mais de quatro décadas a Bial, transformando a empresa numa referência internacional na inovação farmacêutica.

“Foi sob a sua liderança que Portugal viu nascer os primeiros medicamentos de investigação nacional com presença no mercado global, contribuindo para projetar o Norte como território de ciência avançada e competitividade tecnológica”, sublinhou.

Paralelamente, vincou, a criação da Fundação Bial, em parceria com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, representa um marco no apoio à investigação sobre o ser humano, agregando ciência, cultura e reflexão interdisciplinar.

“O Prémio Personalidade do Norte reconhece figuras que contribuem de forma excecional para o desenvolvimento da região. A trajetória de Luís Portela é disso exemplo maior, pela sua capacidade de transformar conhecimento em valor económico, social e cultural”, destacou o presidente da CCDR-N, António Cunha, citado no comunicado.

E acrescentou: “Ao longo da sua vida, contribuiu para colocar a ciência portuguesa no mapa internacional e para afirmar o Norte como um território onde a inovação se transforma em valor para a sociedade.”

Na sua opinião, este prémio é uma “justa homenagem a um líder que continua a inspirar gerações”.

Licenciado em Medicina, Luís Portela exerceu atividade clínica e docência universitária, optando depois por se dedicar à empresa da família - Bial -, de que foi diretor executivo (1979 - 2011) e presidente do conselho de administração (2011 - 2021).

Sob a sua liderança, foi criado um centro especializado na investigação de fármacos inovadores, onde foram criados os dois primeiros medicamentos de investigação portuguesa a serem comercializados no mercado global: um antiepilético e um medicamento para a doença de Parkinson.

Em 1994 Luís Portela criou, com a Bial e o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, a Fundação Bial, com o objetivo de incentivar a investigação sobre o ser humano, tanto sob o ponto de vista físico como espiritual.

Foi também fundador e presidente do Health Cluster Portugal e do Conselho Geral da Universidade do Porto, vice-presidente da Fundação de Serralves e membro da direção da COTEC - Portugal.

Publicou 10 livros, dos quais se destaca o “Ser Espiritual” (35.ª edição) e “Da Ciência ao Amor” (15.ª edição).

Em 2021 retirou-se da vida profissional para se dedicar à Fundação Bial, à leitura, à escrita e à família.