O presidente da Câmara de Viana do Castelo hasteou hoje, de forma simbólica, a bandeira azul no Navio-Hospital Gil Eannes e entregou as bandeiras aos presidentes de junta de freguesia cujas praias foram distinguidas.
O concelho de Viana volta, assim, a ser reconhecido pela qualidade ambiental das suas zonas balneares. Em 2025, onze praias do município foram galardoadas com a Bandeira Azul, seis Bandeiras com Qualidade de Ouro e duas praias acessíveis.
À semelhança do ano anterior, as praias de Ínsua, Afife, Paçô, Carreço, Norte, Amorosa Cabedelo, Luziamar, Amorosa Norte, Amorosa Sul e Castelo do Neiva, vão hastear o reconhecido símbolo de excelência ambiental de Bandeira Azul. O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa de educação para o desenvolvimento sustentável, coordenada em Portugal pela ABAAE, secção nacional da Foundation for Environmental Education (FEE). Este galardão visa distinguir zonas balneares, portos de recreio, marinas e embarcações que cumpram critérios exigentes nas áreas de informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental, segurança e serviços, responsabilidade social e envolvimento comunitário. Além das Bandeiras Azuis, seis praias de Viana do Castelo, Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte e Castelo do Neiva, foram ainda distinguidas com o selo “Qualidade de Ouro”, atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Esta distinção é concedida a praias cuja água balnear apresenta classificação “Excelente” nas últimas quatro épocas balneares e sem qualquer interdição ou aviso de desaconselhamento à prática balnear no último ano, de acordo com os critérios definidos pela Diretiva Europeia 2006/7/CE. O concelho foi ainda reconhecido com dois Centros Azuis, estruturas de apoio localizadas junto às praias, dedicadas à promoção de atividades de educação ambiental com enfoque no Programa Bandeira Azul, nomeadamente o Centro de Mar localizado no navio Gil Eannes e o observatório do Litoral Norte, localizado na praia Norte. «Este é o resultado de um trabalho e um esforço excecional de diversas entidades», salientou o presidente da autarquia, Luís Nobre.
Viana do Castelo entregou bandeiras azuias a 11 praias

Fotografia
DR
José Carlos Ferreira
Jornalista
Publicado em 05 de julho de 2025, às 18:42