A Câmara Municipal de Barcelos, através dos Pelouros da Educação e da Saúde Pública, vai propor às escolas públicas do município o Programa EducaCÃO, uma iniciativa inovadora que leva cães treinados para viver e interagir diariamente com a comunidade educativa nas escolas do concelho.
Esta iniciativa acontece depois de ter sido dinamizado o projeto-piloto desenvolvido no Centro Escolar de Barqueiros, em parceria com a Unidade Local de Saúde de Barcelos-Esposende e o Agrupamento de Escolas de Barcelos.
Inspirado pelos resultados positivos da Cinoterapia e das ações de renaturalização dos espaços escolares, o EducaCÃO visa melhorar o bem-estar emocional, social e cognitivo dos alunos através da convivência diária com um cão, cuidadosamente selecionado e acompanhado por profissionais. O animal integra a dinâmica escolar, circulando livremente por salas e recreios, sob responsabilidade de dois tutores designados pela escola.
Com o desenvolvimento do programa EducaCÃO pretende-se reduzir a ansiedade e melhorar a autoestima dos alunos, aumentar a motivação e o desempenho escolar, promover a inclusão, empatia e responsabilidade e sensibilizar para o respeito e adoção consciente de animais.
Os cães a ser adotados pelas escolas são provenientes do canil municipal, são vacinados, desparasitados e treinados especificamente para ambientes escolares. O Município assegura todos os cuidados de saúde, alimentação e bem-estar animal. As escolas participantes devem garantir condições adequadas para acolher o cão e designar tutores responsáveis pela sua integração pedagógica e cuidado diário.
Além da presença contínua do cão, o EducaCÃO inclui oficinas pedagógicas como “O Cão vai à escola”, workshops com alunos e ações de sensibilização dirigidas a docentes, não docentes e a encarregados de educação.
As escolas públicas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário interessadas em aderir ao programa podem manifestar o seu interesse preenchendo o formulário disponível na página do Município de Barcelos na Internet.