twitter

Póvoa de Lanhoso mostra raridades que celebram Camilo Castelo Branco

Póvoa de Lanhoso mostra raridades que celebram Camilo Castelo Branco
Fotografia DR

Redação

Publicado em 06 de junho de 2025, às 18:54

Exposição na Galeria do Theatro Club

“Uma Camiliana Povoense” é o título da exposição inaugurada na Galeria do Theatro Club, na Póvoa de Lanhoso, sendo de visita obrigatória para quem admira, estuda ou lê Camilo Castelo Branco. Segundo a autarquia, a mostra «contém algumas raridades que celebram Camilo Castelo Branco e que atestam irrefutavelmente a ligação deste e da sua obra literária à Póvoa de Lanhoso».

A abertura da mostra foi o momento para exibir alguns «exemplares especiais» da obra de Camilo, numa sessão onde marcaram presença a vice-presidente da Câmara Municipal, Fátima Moreira, e o camilianista Damião Vellozo Ferreira, proprietário deste acervo. A exposição contém algumas raridades que celebram Camilo Castelo Branco e evidencia que a Póvoa de Lanhoso foi palco de tramas em diversos romances, como é o caso de “Maria da Fonte”, “O Demónio do Ouro” e “Brasileira de Prazins”, obras de inestimável valor que são referências da literatura portuguesa.

Além de primeiras edições e de primeiras edições traduzidas, bem como de edições raras, “Uma Camiliana Povoense” apresenta ainda alguns objetos pessoais de Camilo. A data escolhida para a abertura desta exposição em terras de Lanhoso coincide com o dia da morte de um dos mais aclamados escritores portugueses.

Esta exposição insere-se no programa através do qual a autarquia da Póvoa de Lanhoso participa nas comemorações oficiais do Bicentenário do Nascimento de Camilo Castelo Branco, “Camilo a Norte 200”, coordenadas pela CCDR Norte, numa dinâmica que conta com mais de 30 parceiros.

Terra Camiliana, a Póvoa de Lanhoso apresentará também, ao longo deste ano, um vasto programa que está a ser desenvolvido pelo Núcleo Documental – Maria da Fonte e que inclui, além da apresentação de livros, exposições, uma “Caminhada Camiliana”, iniciativas com as Escolas e com os Centros de Convívio, entre outras, envolvendo toda a comunidade.

Assim, “Uma Camiliana Povoense” merece uma visita até ao próximo dia 28 de junho, na Galeria de Exposições do Theatro Club. Pode ser visitada de terça a sexta-feira, entre as 09h00 e as 18h00.