twitter

Cabeceiras vê aprovado plano para gestão de fogos rurais

Cabeceiras vê aprovado plano para gestão de fogos rurais
Fotografia DR

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 16 de abril de 2025, às 17:33

Plano visa coordenar o envolvimento das entidades nas ações de vigilância, combate e rescaldo.

A Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Cabeceiras de Basto aprovou, por unanimidade, o Plano Operacional Municipal para 2025. 
Em comunicado, o município de Cabeceiras de Basto dá nota de que este plano «visa estabelecer de forma coordenada o envolvimento das entidades intervenientes nas ações de vigilância, deteção, fiscalização, 1.ª intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio para os diferentes níveis de alerta da Gestão Integrada de Fogos Rurais». Para o efeito, «conta com o empenhamento de cinco equipas de Sapadores Florestais, uma delas sob a alçada do município de Cabeceiras de Basto; uma equipa do Corpo Nacional de Agentes Florestais do ICNF; uma equipa do Núcleo de Proteção do Ambiente da GNR; duas Equipas de Intervenção Permanente (EIP); e três Equipas de Combate a Incêndios (ECIN) do Corpo de Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, bem como de outros meios complementares de apoio ao combate adstritos às Juntas de Freguesia e às Unidades Locais de Proteção Civil».


No que respeita o Relatório de Monitorização do PMDFCI, em 2024 verificou-se a gestão de combustíveis florestais de 493ha, a beneficiação de 61 km de rede viária florestal e de 15 pontos de água. «Estes dados realçam o empenho e a articulação demonstrada por todas as entidades participantes», sublinha a mesma fonte.


No decurso da reunião foi dado a conhecer o Relatório de Atividades de 2024 referente ao Protocolo de Colaboração entre o Município de Cabeceiras de Basto e as Entidades Titulares das Equipas de Sapadores Florestais, «o qual se relevou importante para a proteção de bens e valores ambientais e para a defesa de pessoas e outros seres vivos».
Foi, ainda, aprovada a integração da Associação de Baldios de Cabeceiras de Basto, enquanto entidade convidada, na Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais (CMGIFR) de Cabeceiras de Basto.