twitter

Barcelos prepara vasto programa para receber Festa das Cruzes

Barcelos prepara vasto programa para receber Festa das Cruzes
Fotografia DR

Redação

Publicado em 16 de abril de 2025, às 15:15

Evento une tradição e animação e casa o religioso com o profano.

A Festa das Cruzes está está de regresso a Barcelos de 30 de abril a 4 de maio com um programa que privilegia a religiosidade, honra a tradição, promove o turismo, incentiva a economia e exalta o convívio.


A Festa das Cruzes une tradição e animação, casa o religioso com o profano, e arrasta verdadeiras multidões a Barcelos. Aquando da apresentação do programa da festividade, o presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, mostrou-se convicto de que esta será «uma grande jornada, repleta de iniciativas pensadas para agradar ao mais diversificado conjunto de pessoas, abarcando a fé religiosa, as manifestações culturais, os programas de animação, o convívio, os fogos pirotécnicos, os concertos, o folclore, o artesanato e a arte popular». Mário Constantino Lopes fez ainda questão de sublinhar o facto de esta ser a primeira Festa das Cruzes, após ter sido materializada a sua inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.


Uma das grandes novidades das festividades deste ano é a introdução no programa das designadas Mini Cruzes que vão proporcionar às crianças e ao público mais juvenil dois momentos especiais no palco Barcelos: no dia 1 de maio, um espetáculo de magia, e no dia 4, um concerto com a Nina Toc Toc.


Os concertos dos The Gift, Fernando Daniel, Nininho Vaz Maia e Calema e as cinco sessões de fogo de artifício previstas para as noites da Festa das Cruzes prometem uma enorme afluência de público à Frente Ribeirinha. No palco Barcelos, vão atuar Jorge Loureiro e os Sons do Minho. No que respeita às sessões de pirotecnia, estão previstos: fogo de romaria; fogo piromusical; fogo de Santiago e dos 700 Anos da Ponte Medieval; fogo de artifício nas margens do Cávado com lumes vivos; e, no encerramento da festa, fogo preso tradicional de romaria.


O programa inclui ainda Bandas no Coreto, concerto de Bandas Filarmónicas, Barcelos no Caminho de Santiago com destaque para a Recriação Histórica “São Cristóvão, o Protetor dos Peregrinos”; desfile etnográfico pelos grupos folclóricos de Barcelos e concerto de encerramento, na Avenida da Liberdade.


O cariz religioso fica também vincado pela comunhão das 89 paróquias que compõem a Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz, a 3 de maio. Mas antes, a 30 de abril, são inaugurados os Tapetes de Pétalas de Flores Naturais, outro ex-líbris das Cruzes e os Arcos de Romaria que vão ladear o Campo da Feira.


Muito participada e motivo de afluência de dezenas de milhares de visitantes, a Batalha das Flores realiza-se no feriado 1.º de Maio, este ano subordinada ao tema “Festa das Cruzes, Património Imaterial Português”, que será também tema na iluminação e nos fogos.