O prestigiado jornal francês Le Figaro publicou uma reportagem que destaca Viana do Castelo, a cidade que apelida de "uma joia oceânica no norte de Portugal".
Assinada por Johan Ricou, a reportagem salienta que a cidade faz parte do Caminho Português de Santiago e é considerada um destino de excelência para os desportos aquáticos.
Ao longo do texto, são referidos vários aspectos e locais de Viana do Castelo, "uma cidade marcada pelo oceano, pelo seu rio e pela colina que a domina", com destaque para a Basílica de Santa Luzia, sempre presente, que parece vigiar a cidade.
A reportagem celebra ainda a arquitetura local, mencionando que alguns dos maiores arquitectos portugueses contemporâneos projetaram espaços emblemáticos de Viana, como o Centro Cultural, de Souto Moura, a Biblioteca, de Siza Vieira, e a Praça da Liberdade, de Fernando Távora.
"O seu encantador centro histórico e os seus monumentos do século XVI, as margens tranquilas do Rio Lima, as praias selvagens nas imediações, o seu santuário com um panorama fabuloso, o seu impressionante navio-museu, a sua tradicional arte de ourivesaria e as suas coloridas festividades dedicadas à Mater Dolorosa fazem de Viana do Castelo um ex-líbris do norte do país", refere a reportagem.
Além de destacar vários locais, o texto explora também a Romaria de Nossa Senhora da Agonia, uma das festas populares mais antigas de Portugal, assim como os "magníficos trajes" e conjuntos de joias tradicionais em filigrana.