O Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) vai promover, entre março e outubro, a terceira edição do Tua Festival de Percursos Pedestres, percorrendo os cinco municípios transmontanos da sua área de abrangência.
O programa começa em Carrazeda de Ansiães, a 22 e 23 de março, prosseguindo em Mirandela, a 26 e 27 de abril; em Alijó, a 24 e 25 de maio; em Vila Flor, a 6 e 7 de setembro; e em Murça, a 4 e 5 de outubro.
A apresentação oficial da programação decorreu no Miradouro da Paixão, em Arnal, no concelho de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança. O evento foi divulgado posteriormente, no Welcome Center do Turismo do Porto e Norte de Portugal no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, numa ação com a participação do diretor do PNRVT, António Luís Marques, do presidente da entidade regional de turismo, Luís Pedro Martins, e da chefe de Divisão de Turismo da Câmara de Carrazeda de Ansiães, Alexandra Lopes.
A iniciativa visa promover o território, dando visibilidade à natureza, paisagem, cultura, património, gastronomia, tradição e identidade, tendo como ponto de partida o turismo ativo e sustentável, através de caminhadas em percursos pedestres homologados.
A programação mantém o modelo de sucesso das edições anteriores, em que a designação era Tua Walking Festival, consistindo em promover um fim de semana em cada concelho, contemplando no sábado a realização de atividades culturais, workshops, feiras e festas que dão a conhecer a identidade local e no domingo a caminhada em trilhos homologados seguida de almoço-convívio.
Este figurino pretende que os participantes, que na maioria são de fora da região, predominantemente do Litoral Norte do país, sobretudo das zonas do Porto e de Braga, fiquem dois ou três dias no território, ajudando os setores do alojamento e restauração. A iniciativa atrai «pessoas que gostam de espaços naturais, de diversidade, da natureza, de gastronomia, de tradição e de cultura», refere o diretor do PNRVT.
António Luís Marques diz que o calendário foi pensado para dinamizar a região na época baixa, combatendo a sazonalidade do turismo. «Um dos grandes desafios que este território enfrenta é a questão da sazonalidade. Com este tipo de produtos conseguimos que ela seja esbatida. Isso consegue-se verificar pela ocupação na restauração e no alojamento», explica ao Diário do Minho.
Este responsável enfatiza que o festival de caminhadas é uma oportunidade para promover um território que se destaca pela natureza, paisagens, biodiversidade, património, cultura, gastronomia, tradições e «gente que sabe receber muito bem».
A organização admite, no máximo, 250 pessoas em cada uma das iniciativas. As inscrições são obrigatórias e nas duas primeiras edições esgotaram com muita antecedência.
Com a expectativa que este ano a lotação também vai esgotar rapidamente, António Luís Marques deixa o convite para que quem não conseguir participar nas caminhadas possa visitar o Vale do Tua noutra ocasião. «O Parque tem muito mais vida para além do Festival de Percursos Pedestres», assegura, lembrando que «é possível visitar o Vale do Tua durante todo o ano», desfrutando da sua biodiversidade, do Dark Sky – os cinco municípios têm condições únicas na região Norte para o astroturismo –, ou do birdwatching.
Por seu turno, Domingos Pires, da PORTUGALNTN, empresa de turismo de natureza responsável pela estruturação do programa, em estreita colaboração com os municípios e com supervisão do PNRVT, explicita que «o figurino, embora seja mantenha o mesmo, continua a ser sempre inovador, porque há atividades completamente distintas». «Os percursos são sempre diferentes, e nesta edição vamos ter percursos verdadeiramente fantásticos em termos paisagísticos, que retratam muito bem a diversidade e a excelência do Parque Natural», assevera.
As inscrições já estão a decorrer e quem participar em todos os momentos do Tua Festival de Percursos Pedestres recebe um brinde especial como forma de agradecimento pela sua contínua participação e por apoiar esta iniciativa nos territórios do Vale do Tua. As inscrições podem ser feitas aqui.
Carrazeda de Ansiães promove território, maçã, vinho e azeite

O Município de Carrazeda de Ansiães esteve na ação promocional o Tua Festival de Percursos Pedestres no Welcome Center do Turismo do Porto e Norte de Portugal no Aeroporto Francisco Sá Carneiro a divulgar o território e os seus produtos mais icónicos, designadamente a maçã, o vinho e o azeite.
Seguindo a rotatividade entre os concelhos, Carrazeda de Ansiães recebe este ano o arranque do Festival de Percursos Pedestres de 2025, no fim de semana de 22 e 23 de março. No sábado, há a abertura oficial desta edição, com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, seguindo-se um seminário certificado como ação de formação e a atuação de Ana Bacalhau. No domingo, decorre a caminhada pelo Trilho das Quelhas d’Alto, que culmina com almoço e arraial.
«É mais uma oportunidade de valorização do território, este Festival tem experiências muito bem desenhadas, muito atrativas e temos sentido o retorno», afirma o presidente do Município, João Gonçalves.
Em preparação já está a 28.ª Feira da Maçã, do Vinho e do Azeite, certame que vai decorrer de 29 a 31 de agosto, promovendo os três produtos-âncora da economia local.
Norte aposta na promoção do turismo de natureza

O Turismo do Porto e Norte de Portugal vai reforçar a aposta na promoção do turismo de natureza, um segmento que está a registar um aumento da procura.
A revelação foi feita ao Diário do Minho pelo presidente da entidade regional de turismo, Luís Pedro Martins, durante a ação de divulgação do Tua Festival de Percursos Pedestres, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. «Na candidatura que fizemos ao Programa Regional temos uma fatia significativa para a promoção do turismo natureza», adiantou.
Este responsável recordou que a região tem o Parque Nacional da Peneda-Gerês, o único parque nacional do país, parques naturais, geoparques e uma riqueza muito grande ao nível da biosfera, o que constitui uma «oferta fantástica» para apresentar aos turistas.
«Por isso, temos vindo a trabalhar junto dos nossos mercados, mercados que também procuram cada vez mais turismo de natureza», refere, apontando os mercados americano e canadiano, habituados aos grandes parques nacionais, mas também os europeus, nomeadamente francês, alemão, nórdicos e Países Baixos.