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Projeto Sucesso para Todos está a contribuir para desempenho escolar em Esposende

Projeto Sucesso para Todos está a contribuir para desempenho escolar em Esposende
Fotografia DR

Publicado em 19 de janeiro de 2025, às 16:57

Foram realizadas 168 sessões de intervenção psicológica abrangendo 95 alunos

O projeto educativo da Câmara de Esposende “Projeto Sucesso para Todos” contribuiu para a melhoria do desempenho escolar no primeiro período.
Segundo fonte da autarquia, com o intuito de promover o sucesso educativo, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, o município está a desenvolver nas escolas do concelho, no presente ano letivo, este projeto.
Assim, salienta a mesma fonte, ao longo do primeiro período deste ano letivo foram realizadas 168 sessões de intervenção psicológica abrangendo 95 alunos, desde a educação pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade, com maior incidência junto dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas ações incidiram sobre a promoção de estratégias de gestão e regulação socioemocional, nomeadamente ao nível da capacitação para o uso de ferramentas de suporte ao sucesso escolar. No âmbito da promoção de estratégias de intervenção com a família, foram intervencionadas 71 famílias e realizadas 67 sessões parentais. As metodologias de intervenção integraram atividades de enriquecimento, capacitação parental, consultoria e intervenção, intervenção individual ou em pequeno grupo e turma, ações em regime de coadjuvação e colaboração com outros projetos das escolas, acrescenta a Câmara de Esposende no seu comunicado. Segundo salienta o município, o projeto, que resulta de uma candidatura ao programa Norte 2030, é orientado para uma intervenção preventiva para potenciar o desenvolvimento de competências multifuncionais nos alunos, nos domínios socioemocional e de aquisição de literacias, com vista à sua plena integração social. Através de uma equipa de profissionais de Psicologia e das estruturas dos Serviços de Psicologia e Orientação foi possível garantir o apoio e acompanhamento psicossocial e psicoeducativo dos alunos, contribuindo para a melhoria das suas competências socioemocionais e relacionais e estimulando as aprendizagens escolares. Este projeto  está estruturado em três grandes domínios de intervenção, nomeadamente, programa de intervenção e de prevenção escolar, programas de promoção de competências cognitivas e comportamentais, e, ações de coordenação, monitorização e avaliação.