twitter

Ponte de Lima vai implantar rede de sensores de qualidade da água

Ponte de Lima vai implantar rede de sensores de qualidade da água
Fotografia DR

Redação

Publicado em 11 de janeiro de 2025, às 17:40

Autarquia investe mais de 7 mil euros

A Câmara Municipal de Ponte de Lima anunciou que vai financiar a implantação da Rede Integrada Municipal de Sensores de Qualidade de Água (RIMSQA) no concelho.

De acordo com informação municipal, aquele projeto da Rede Integrada Municipal de Sensores da Qualidade da Água, inserido na área de Desenvolvimento Sustentável, é uma das propostas do Orçamento Participativo (OP) de Ponte de Lima. Da autoria de Sérgio Amaro Ferreira de Castro Bastos, é um dos projetos vencedores, com o financiamento estimado em 7.281,60 euros, contabiliza a autarquia, em comunicado.

Ainda segundo a mesma fonte, aquela Rede Integrada Municipal de Sensores da Qualidade da Água (RIMSQA) pretende ser uma ação estratégica organizada e concertada de implantação de sensores de mediação da qualidade ao nível do PH, condutividade, sólidos dissolvidos, turbidez, oxigenação, nos diferentes cursos de água do território limiano (Lima montante e jusante, Labruja, Estorãos, Trovela, Neiva e ribeiro de Fontão e ribeira de Nevoinho).

De acordo com os responsáveis, «o objetivo é permitir a monitorização regular da qualidade dos principais cursos de água e contribuir para o bem-estar da sociedade local, informando publicamente os parâmetros de qualidade para o uso dessa mesma água para abastecimento, rega e lazer».

Na mesma nota, o Município acrescenta que o Orçamento Participativo de Ponte de Lima é um mecanismo de democracia participativa que permite aos cidadãos limianos decidir como investir uma parte das verbas do Orçamento Municipal, prevendo-se que a próxima edição, que decorrerá durante este ano de 2025, disponha de uma verba global de 60.000,00 euros para apoiar os diversos projetos.