A cobertura do Centro de Saúde da Póvoa de Lanhoso foi equipada com 90 novos painéis fotovoltaicos de 500 watts cada, capazes de produzir um total de 45 kWp.
De acordo com a Câmara Municipal, a próxima fase deste processo consiste na fiscalização por parte da Autoridade Regional de Saúde (ARS), com o objetivo de verificar o cumprimento das exigências estabelecidas no caderno de encargos. Posteriormente, seguir-se-á a certificação pela Direção-Geral de Energia e Geologia, bem como o parecer positivo da E-Redes.
Com a energia que estes painéis irão injetar na rede, prevê-se que as instalações do Centro de Saúde alcancem uma quase autossuficiência energética. Embora não total, esta permitirá uma redução substancial dos encargos financeiros associados a esta estrutura.
A autarquia relembra que a gestão das instalações do Centro de Saúde está sob a sua alçada desde a transferência de competências na área da saúde, formalizada em março do ano passado.
A instalação dos painéis foi financiada através de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), representando um investimento de 59 mil euros.