Barcelos vai inaugurar, na próxima sexta-feira, a partir das 18h30, a iluminação de Natal, dando início a uma programação que contempla mais de 60 atividades, até ao final do ano. Intitulado “A Magia do Natal”, este programa prevê um investimento de 170 mil euros nas iluminações, a que acrescem 70 mil para a realização das cerca de 60 atividades previstas ao longo do mês de dezembro.
Na apresentação do programa, que se realizou esta segunda-feira, o presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, afirmou que este «é um bom investimento, principalmente focado no fomento da tradição, da cultura, da animação, do convívio e da economia». O autarca destaca a dinamização do tecido económico, mostrando-se convicto de que «todo o ambiente que preparamos vai contribuir fortemente para a potenciação, dinamização e sustentabilidade do comércio local».
A tónica da promoção da economia também foi destacada pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB), João Albuquerque, entidade parceira do Município nesta iniciativa, nomeadamente pela circulação do comboinho pelas ruas da cidade e freguesia de Arcozelo e pela promoção do concurso de montras de Natal, no comércio local.
O líder da ACIB considera que «esta parceria com o Município concorre para o desenvolvimento socioeconómico do concelho», nomeadamente «num mês que é propício a um maior consumo, sabendo-se que 40% das compras que os portugueses fazem acontece nesta época».
Por seu turno, a vereadora da Cultura, Elisa Braga, apresentou a programação, destacando algumas das inovações deste ano, entre as quais, o Mercado de Natal com Praça de Alimentação e Casa do Pai Natal, situado na Alameda das Barrocas, local onde também se vão realizar festas temáticas.
Realce para os dois túneis de luz dinâmicos: interativo “Castelo Mágico”, na Avenida da Liberdade, e o Túnel interativo, no Campo 5 de Outubro. A vereadora estima que este ano haja ainda mais pessoas a viver a “Magia do Natal” em Barcelos, dando conta de que há diversos operadores turísticos a marcarem viagens com destino ao concelho.
O programa arranca na próxima sexta-feira, às 18h00, com o concerto com “The Classic”, no Largo da Porta Nova, que antecede a inauguração das luzes de Natal. As iluminações incidem sobre cerca de 50 locais: onze ruas, dez largos e praças, seis rotundas e sete monumentos, a que se somam a Frente Ribeirinha, o Campo da Feira e o Parque da Cidade.
Uma das novidades o é a “Christmas with Friends”, festa temática com a participação de Djs. Além disso, destacam-se concertos de Natal na cidade: na igreja da Misericórdia (dia 6), no Templo do Senhor da Cruz (dia 15) e no Salão Nobre dos Paços do Concelho (dia 21).
A programação inclui animação de rua. Volta a haver o Carrossel Parisiense, desta feita no Largo Dr. José Novais, Trenó do Pai Natal, Charrete de Natal, Bola Interativa e Pinheiro ornamentado com 30 metros de altura, no Largo da Porta Nova.
A tudo isto somam-se as exposições de presépios, com particular destaque para o Presépio a Sete Artes, patente na Sala Gótica dos Paços do Concelho, concertos musicais, recitais, espetáculos de dança, teatro e outras performances, desfile natalício motard, sessões de contos, workshops, programas educativos, concurso “Barcelos Doce”, e comboio de Natal pelas ruas da cidade.
Quem quiser levar uma recordação temática, em Barcelinhos vai haver um espaço próprio para tirar fotografias.
A programação de Natal volta a comtemplar concertos musicais em quatro freguesias: Chorente (dia 1), Alvito S. Martinho (dia 7), Rio Covo Santa Eulália (dia 14) e Durrães (dia 15).
Realiza-se novamente a Rota dos Presépios, com visita aos presépios de diversas freguesias do concelho.