twitter

Tregosa tem novo equipamento de lazer no Rio Neiva

Tregosa tem novo equipamento de lazer no Rio Neiva
Fotografia DR

Redação

Publicado em 25 de novembro de 2024, às 12:47

O novo Parque Fluvial de Tregosa foi inaugurado este domingo.

Com o Grupo Folclórico da terra a dar as boas-vindas aos convidados e aos muitos populares que se associaram ao evento, foi inaugurado este domingo, dia 24 de novembro, o novo Parque Fluvial de Tregosa, em Barcelos.

A convite da Junta de Freguesia, o presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino Lopes, esteve presente na inauguração e enalteceu a qualidade da intervenção efetuada, que transformou o local num “lugar aprazível, que potencia e valoriza o Rio Neiva, e permite a fruição das suas margens e beleza". "Obras como esta são decisivas para criar valor e promover a coesão social e territorial e, ao mesmo tempo, possibilitam o desfrute de bons momentos às pessoas, famílias e grupos de amigos”, sublinhou o autarca de Barcelos, que deixou palavras muito elogiosas à ATAHCA e à Junta de Freguesia pela concretização desta obra, deixando a garantia de que a Câmara Municipal vai contribuir para os custos da mesma.

Antes, José da Mota Alves, Presidente da ATAHCA, entidade que promoveu o projeto e a respetiva candidatura aos fundos comunitários do PDR - Programa de Desenvolvimento Rural -, tinha feito a descrição do processo, "muito burocrático", mas que “felizmente teve um desfecho feliz”. O líder da ATAHCA espera que este tipo de equipamentos e outros mais de natureza cultural e social dinamizem as freguesias daquela área, “potenciando mais vida sempre sem perder de vista a preservação da identidade muito singular do Vale do Neiva”.

Por seu lado, o presidente da Junta da União de Freguesias de Durrães e Tregosa, José Neiva Dias, quis deixar palavras de agradecimento às entidades que se mobilizaram para que o Parque Fluvial da Freguesia fosse uma realidade, tanto mais que era uma promessa eleitoral antiga que só agora foi possível concretizar. A cerimónia de inauguração terminou com a atuação do Grupo Folclórico da Freguesia e com a presidente, Francisca Françoise, a agradecer à Junta de Freguesia e à Câmara Municipal por todo o apoio recebido.  

O Parque Fluvial de Tregosa, imediatamente a montante da ponte sobre o rio Neiva, espaço onde habitualmente é realizado o Festival Internacional de Folclore e o Festival Arredas Folk Fest, resultou de um projeto candidatado pela ATAHCA a fundos comunitários, concretamente ao Programa de Desenvolvimento Rural Portugal 2020, tendo obtido um financiamento a rondar os 200 mil euros. Na intervenção realizada, foi construída uma pequena edificação, dotada de sala de apoio logístico e casas de banho. Os terrenos da margem esquerda foram arborizados e dotados de mobiliário como guarda-sóis, mesas e bancos. No curso do rio, foi requalificado o pequeno açude existente, que permitiu a criação de um espelho de água para espaço balnear.