A Câmara Municipal de Guimarães criou a plataforma colaborativa URBIA, um acrónimo feito a partir dos termos ‘urbano’ e ‘inteligência artificial’, com o objetivo de melhorar a gestão urbana e incentivar a participação ativa dos cidadãos. Esta ferramenta inovadora, já disponível, permite aos habitantes do concelho aceder a informações essenciais e colaborar diretamente no desenvolvimento da plataforma.
A URBIA agrega dados provenientes de diversas fontes, oferecendo funcionalidades como o acompanhamento da disponibilidade nos estacionamentos, consulta das condições meteorológicas em tempo real. “Em breve, será possível também aceder a dados sobre os condicionamentos de trânsito, tornando a plataforma uma ferramenta ainda mais completa para a gestão do território, estando previstas constantes atualizações de conteúdos e funcionalidades, com o objetivo de oferecer informações cada vez mais detalhadas aos cidadãos”, refere a autarquia, em comunicado.
A plataforma, durante a fase de testes, captou a atenção de especialistas e investigadores da área, tendo já colaborado para gerar conhecimento junto da Academia. Neste contexto, também os cidadãos estão convidados a colaborar, enviando feedbacks, sugestões, alertas e informações que possam ajudar a melhorar a plataforma.
Segundo a Câmara Municipal de Guimarães “a implementação da Plataforma de Gestão Urbana de Guimarães, e agora a sua implementação, marcam um passo importante no uso da tecnologia e sistemas inteligentes para melhorar a qualidade de vida e a gestão do território”.