Vila Nova de Famalicão volta a ser a capital da dança, no dia 9 de novembro, com a realização da 10.ª edição do “Famalicão Dança”, no pavilhão municipal. O concurso engloba o campeonato do mundo das dez danças no escalão Juventude e a 6.ª prova do Circuito Nacional nas danças latinas e standard.
Segundo Anabela Gomes, presidente da Academia Gindança, que organiza o evento, já estão confirmados 30 pares de 30 países, sendo esperada a presença de milhares de pessoas, portugueses e estrangeiros. As expetativas são as melhores. «Todos os anos temos vindo a superar os desafios que nos vão aparecendo. Estamos muito orgulhosos por fazer provas deste nível (...). Vamos fazer de tudo para que a prova seja tão boa e com a qualidade a que já habituamos o público», disse, salientando a importância de parcerias que tornam estas iniciativas possíveis. O município de Vila Nova de Famalicão, a Federação Portuguesa de Dança Desportiva e o IPDJ - Instituto Português do Desporto e da Juventude fazem parte das entidades que se associam.
O Campeonato do Mundo nas dez danças de juventude é uma das provas mais importantes atribuídas pela Federação Mundial (WDSF), sendo que cada Federação apenas pode nomear um par para participar. Neste evento, o público poderá assistir ao vivo a grandes exibições na pista de dança. Será apurado o par vencedor da disciplina combinada das cinco danças latinas (Samba, cha cha cha, rumba, paso doble e quickstep) e das danças starndard (valsa inglesa, tango, valsa vienense, slow foxtrot e quickstep). O painel do júri será composto por nove elementos de nova naçõs e um presidente de júri.
Já a Prova do Circuito Nacional é composta por seis etapas ao longo de todo o ano. Em cada prova os pares acumulam pontos para a sua classificação. Em Famalicãos erá disputada a última prova do circuito e, por isso,será a última oportunidade para acumularem pontos e definirem a sua classificação no “ranking” deste ano.
Os ingressos podem ser reservados aqui.