twitter

Canal Intercetor de Esposende apontado como exemplo de sucesso

Canal Intercetor de Esposende apontado como exemplo de sucesso
Fotografia DR

Redação

Publicado em 02 de outubro de 2024, às 09:14

O canal veio resolver o problema das inundações na área urbana.

Esposende apresentou o canal intercetor de Esposende como um exemplo de sucesso, no decorrer do seminário “Soluções de Base Natural (SbN) para aumentar a resiliência do Cávado às alterações climáticas”, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Cávado e que marcou o envolvimento dos municípios na instalação do projeto internacional NBRACER (Nature Based Solutions For Atlantic Regional Climate Resilience) na região do Cávado.

O NBRACER foca-se em três paisagens regionais (marinha/costeira, urbana e rural). A CIM do Cávado estará envolvida nestas três paisagens. «Devido à localização e às características do território, Esposende apresenta-se especialmente vulnerável às alterações climáticas (nomeadamente se perante eventos extremos, cada vez mais frequentes e intensos), sendo-lhe colocados desafios acrescidos no que se refere aos recursos hídricos», contextualizou a vereadora Alexandra Roeger.

O Canal Intercetor de Esposende surge como o culminar de um trabalho que contemplou a elaboração do plano da Rede Hídrica do Município de Esposende, documento que permite uma gestão integrada de planeamento e gestão sustentável dos diferentes sistemas hidráulicos.

Com uma sólida sensibilização ambiental da população e adoção de medidas estruturais, este projeto visa a melhoria das condições de escoamento e a recuperação e valorização de zonas degradadas, recorrendo a soluções de base natural na limpeza, conservação, recuperação e valorização.

«Com o Canal Intercetor pretendeu-se, resolver o problema das inundações na área urbana de Esposende e melhorar a segurança de pessoas e bens, recorrendo, sempre que possível, a soluções de base natural», argumentou Alexandra Roeger, lembrando que este projeto permitiu a «reabilitação de linhas de água e a promoção de um habitat natural de zonas húmidas, no extremo Norte do sistema intercetor, o aumento da área de sapal e a melhoria do habitat existente, no extremo Sul».