twitter

Viana do Castelo apoia requalificação de património com 125.700 euros

Viana do Castelo apoia requalificação de património com 125.700 euros
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 01 de outubro de 2024, às 15:43

A verba vai permitir a requalificação e conservação de cinco igrejas, capelas e conventos do concelho.

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira atribuir 125.700 euros à 2.ª fase do programa Valorizar o Património, que vai permitir a requalificação e conservação de cinco igrejas, capelas e conventos do concelho.

De acordo com a proposta analisada na reunião do executivo, a Paróquia de Alvarães vai ter 25.000 euros para a reabilitação de dois telhados da Igreja de S. José e 6.300 euros para o estudo para correção acústica na Igreja de S. José. A Fábrica da Igreja de Perre vai ser apoiada com 14.400 euros para a requalificação dos muros da vedação da Capela da Senhora do Olival.

A Ordem dos Padres Carmelitas Descalços vai receber uma verba de 25.000 euros para a primeira fase de obras exteriores de manutenção e conservação do Convento do Carmo. A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima recebe um apoio de 30.000 euros para a reabilitação de fachadas exteriores e cobertura da Igreja de Nossa Senhora de Fátima – 1.ª fase.

À Paróquia de Vila de Punhe são atribuídos 25.000 euros para a 1.ª fase do restauro e conservação do teto da Capela-mor e Corpo da Igreja, luminária da Nave, retábulos laterais e capela-mor, conservação e restauro do retábulo do Santíssimo e do Guarda Vento, limpeza e pintura exterior da Igreja de Santa Eulália.

De acordo com uma nota de imprensa da autarquia, no âmbito dos protocolos de desenvolvimento cultural aprovados, as instituições beneficiadas comprometem-se a “desenvolver hábitos culturais e fruição artística dos cidadãos”, a “estimular os públicos de infância e juventude para as artes, património material e imaterial”. O compromisso é, ainda, de “qualificar da oferta dos ativos culturais do concelho de Viana do Castelo” e “apoiar a organização e realização de eventos culturais associados aos bens culturais objeto de intervenção”.