O Município de Vila Nova de Famalicão decidiu prolongar o projeto municipal “Férias Inclusivas” e está a promover, até ao dia 13 de setembro, um programa de ocupação para jovens com necessidades educativas especiais, alunos do concelho, que de outra forma não teriam acompanhamento ou retaguarda familiar até ao arranque do novo ano letivo. Até agora, o programa municipal “Férias Inclusivas” decorria apenas durante o mês de junho e julho e durante a pausa letiva do período da Páscoa.
“Tratam-se de crianças e jovens com necessidades educativas especificas que aqui encontram acompanhamento especializado, ao mesmo tempo que permitimos às famílias retomarem sem preocupação os seus trabalhos”, refere o presidente da autarquia, Mário Passos.
“Este apoio faz realmente uma grande diferença”, diz Renata Marinho, que tem o filho Tomás por estes dias aos cuidados da equipa do CRE - Centro de Recursos Educativos do Município. “Não temos uma alternativa viável para manter o nosso filho ocupado durante este período, num local de confiança e onde o bem-estar dele esteja assegurado”, diz. Em agosto, os pais do Tomás dividem as férias, única forma de conciliar trabalho e o acompanhamento do filho. “Se não fosse este apoio teria de ficar em casa nestas duas semanas até ao retomar das aulas”, refere.
O CRE está instalado em Vale S. Cosme e é uma valência constituída por vários espaços como salas de intervenção terapêutica e especializada, sala snoezelen e sala de integração sensorial, onde uma equipa multidisciplinar de técnicos do município das áreas da saúde, terapia da fala, ocupacional, psicologia, de mediação familiar e intervenção educativa acompanha de perto ao longo de todo o ano letivo este grupo de crianças e jovens com necessidades educativas especificas.