O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, anunciou, ontem, obras em estradas, escolas e centros de saúde do concelho.
O autarca falava na cerimónia de comemoração dos 96 anos de elevação de Barcelos a cidade, na qual abordou o trabalho desenvolvido ao longo de 34 meses de mandato.
Em matéria de acessibilidades, o edil referiu-se ao programa “Novos Caminhos”, que visa eliminar as vias em terra batida em todo o concelho, que em dois anos já foi financiado em mais de 10 milhões de euros.
Revelou que está em execução o fecho da Circular Urbana, Nó de Santa Eugénia/Gamil, que considerou ser «o maior investimento camarário de que há memória na rede viária – 9 milhões de euros – e que, se Deus quiser, daqui a um ano estará concluído, concretizando uma obra que já era esperada há mais de 20 anos».
Na mobilidade, destacou que, com a substituição do Barcelos BUS pelo serviço TUBA, no início de 2023, as linhas passaram de duas para cinco, permitindo chegar a mais freguesias, com mais frequência. Em 2023 foram contabilizados 440 mil passageiros, quando em 2020 tinham sido 173 mil.
Na área Educação, disse que se perspetivam «grandes realizações, pois já existe financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para os trabalhos de requalificação e ampliação da Escola Secundária de Barcelinhos, que devem ascender aos 12 milhões de euros».
«Além desta obra, prevê-se que a médio prazo façamos intervenções na Escola Gonçalo Nunes, Escola Vale D’Este, em Viatodos, e na Escola Vale do Tamel, em Lijó», adiantou.
Entretanto, referiu, estão a decorrer obras de adaptação de edifícios para novas creches, na Várzea e em Fonte Coberta, e há candidaturas para a criação de mais duas creches em Arcozelo e Macieira.
O presidente do executivo assegurou que a Câmara Municipal já garantiu financiamento do PRR, no valor global de cerca de 9 milhões de euros, para a requalificação de cinco centros de saúde e a construção de uma nova unidade, um novo Centro de Cuidados de Saúde.
Novos parque fluviais vão aumentar fruição do rio
O presidente da Câmara de Barcelos assegurou que o executivo municipal está a «cumprir o compromisso» de devolver o rio Cávado aos barcelenses.
Mário Constantino Lopes referiu que a ecovia na margem esquerda do Cávado e os passadiços na margem direita, cujas obras estão em curso, «são equipamentos que vão permitir uma melhor fruição do rio».
O edil anunciou que «está em processo de adjudicação a elaboração dos projetos de execução dos parques fluviais das frentes ribeirinhas urbanas, equipamentos essenciais para potenciar e melhorar a relação das pessoas com a natureza».
Na área do desporto, referiu que, em menos de três anos, foram colocados dez novos relvados sintéticos em outras tantas freguesias e que estão praticamente concluídas as obras de beneficiação do Estádio Cidade de Barcelos e da criação dos novos campos de treino, balneários e iluminação.
O autarca enfatizou a importância dos apoios sociais que o Município presta à população mais carenciada. No que respeita à renda de casa, no passado mês de julho, foram concedidos 289 apoios, num valor mensal de cerca de 37 mil euros. Em 2023, foram concedidos 4 227 apoios, no montante de mais de meio milhão de euros.
No setor da Cultura, destacou a “Arte de Bordar o Crivo em São Miguel da Carreira”, que ascendeu à categoria de património nacional, e o “itinerário entre o Largo do Tanque em Barcelinhos e o Largo do Bem Feito em Barcelos, que faz parte do Caminho Português de Santiago Central – Porto e Norte, que mereceu o reconhecimento de “elevado valor patrimonial”.
O autarca lembrou que, recentemente, foi renovado e alargado o Acordo Coletivo celebrados com os quatro sindicatos representativos dos trabalhadores do Município, cuja nova versão vai vigorar por mais dois anos.