twitter

Vagas para o Desfile da Mordomia "voaram" em apenas 15 minutos

Vagas para o Desfile da Mordomia "voaram" em apenas 15 minutos
Fotografia Romaria d'Agonia

Redação

Publicado em 06 de agosto de 2024, às 19:44

Viana do Castelo deve receber mais de 1 milhão de pessoas

As 100 vagas que foram disponibilizadas para o Desfile da Mordomia, na romaria de Nossa Senhora d'Agonia, foram preenchidas em apenas 15 minutos.

Segundo o JN, a VianaFestas, associação promotora do evento, validou 900 mulheres trajadas à vianesa para a romaria, e decidiu abrir a possibilidade para mais 100.

“Informamos que as 100 vagas disponibilizadas na plataforma de inscrições para o Desfile da Mordomia foram preenchidas nos primeiros 15 minutos do horário de abertura. Agradecemos a vossa participação”, publicou a associação.

Desta forma, o Desfile da Mordomia pode atingir pela primeira vez mil mulheres.

A devoção à Senhora d'Agonia iniciou-se em 1751 e comemora-se a 20 de agosto até aos dias de hoje.

Trata-se de uma celebração de cariz religioso, à qual, ao longo de mais de 200 anos, se foram acrescentando diversos momentos festivos, ora de índole religiosa, ora de índole profana.

É considerada a maior romaria de Portugal que chama à cidade de Viana do Castelo mais de um milhão de visitantes durante os dias da festa.

Este ano, a Romaria d’Agonia vai voltar a festejar-se durante nove dias, um formato testado em 2023 e que resultou, segundo a organização, numa “maior afluência” de pessoas a Viana do Castelo.

Durante aquele período terão passado pela capital do Alto Minho mais de 1,1 milhões de pessoas.

O número foi revelado pela Câmara de Viana do Castelo com base “num estudo realizado durante todos os dias da romaria, através de um questionário para avaliação da satisfação do evento”.