twitter

Já há projeto para as obras nas Cascatas do Tahiti

Já há projeto para as obras nas Cascatas do Tahiti
Fotografia DR

Redação

Publicado em 27 de julho de 2024, às 12:32

Iniciativa causou polémica com os ambientalistas

A autarquia de Terras de Bouro pretende executar uma obra “há muito esperada” nas Cascatas do Tahiti, e assim proceder à estabilidade, às impermeabilizações necessárias, aos arranjos exteriores, às marcas rodoviárias e à sinalética necessária para que as condições de segurança e comodidade sejam significativamente melhoradas.

A obra que foi contestada por ambientalistas foi adjudicada por 205 mil euros e o empreiteiro obriga-se a executar a obra no prazo de 120 dias a contar da data da consignação da mesma.

As obras consistem na criação de uma estrutura metálica que servirá como miradouro para as cascatas. Incluem a colocação de gradeamento ao redor da cascata para melhorar a segurança dos visitantes.

No entanto, a Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade diz que se trata de “uma espécie de circo", transformando um troço de paisagem natural, das mais valiosas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, num cenário completamente artificial e urbano”. A FAPAS diz que vai pedir ao Instituto para a Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) para travar a obra e que, se já houver licenciamento, apelará à ministra do Ambiente para o revogar e “responsabilizar disciplinarmente os autores”.