twitter

Emoção e fé marcam o dia de Santiago em Compostela

Emoção e fé marcam o dia de Santiago em Compostela
galeria icon Ver Galeria
Fotografia Matilde Veiga

Publicado em 26 de julho de 2024, às 17:32

Foram muitos os peregrinos a chegar à reta final, incluíndo os exploradores do Agrupamento 500 - Fraião, de Braga.

Animação, resiliência e fé. Foi assim que o exploradores do Agrupamento 500-Fraião, descreveram a enorme aventura que viveram pelo caminho de Braga a Santiago de Compostela. Foi há três que os jovens bracarenses chegaram a Compostela, numa viagem repartida em várias fases, desde 23 de março, contando um total de dez dias, sempre a caminhar.

“O tema religioso é um bom objetivo e torna-se uma boa experiência entre amigos onde é preciso muita resiliência porque não podemos desistir. Foi uma viagem difícil mas muito importante”, referiu uma exploradora, que salientou ainda a importância do trabalho de equipa e do apoio entre todos.

Tal como estes escuteiros, foram milhares os peregrinos que chegaram à meta, vindos de todos os cantos do mundo, desde a Austrália, do Canadá, Holanda, Taiwan…onde a emoção foi notória, entre lágrimas, abraços, sorrisos e até dança. Acima de todo o cansaço, ensinamento e gratidão pelo dever cumprido foram as conclusões da maior parte dos que percorreram o caminho até Santiago.

E porque peregrino não tem idade, destacaram-se dois casais, de França e da Holanda, com cerca de 70 anos, cuja caminhada atravessou várias fronteiras, onde acabaram por se conhecer e cortaram a meta de mãos dadas. “Quando aqui chegamos, esquecemos tudo o que ficou para trás. Tu andas, andas, mas no fim do dia, sentes-te feliz pelas pessoas que conheces e, olhamo-nos uns aos outros, e sabemos que conseguimos! Amanhã é um novo dia”, explicou um dos peregrinos.

Valença assinalou também o dia de Santiago com um bolo em forma de seta amarela, com 400kg e cerca de 13 metros, comemorativo que homenageia o peregrino e que é partilhado com todos na Praça da República, na Fortaleza de Valença. 

“É a terceira edição esta iniciativa. A ideia é comemorar o dia, homenagear os peregrinos que passam por Valença e reforçar os caminhos de Santiago. Este ano não temos ainda estatística mas no ano passado foram mais de cem mil peregrinos registados na passagem por aqui”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira que destacou ainda a importância de partilhar a hospitalidade, o património e a cultura do município com que ali passa.

Nas celebrações deste dia, decorreu durante a tarde ainda um seminário sobre a sustentabilidade económica no caminho de santiago.