twitter

Guimarães oferece música erudita nas ruas e praças da cidade

Guimarães oferece música erudita nas ruas e praças da cidade
Fotografia DR

Rui de Lemos

Jornalista

Publicado em 11 de julho de 2024, às 18:29

Festival Allegro decorre até sábado

Guimarães promove, até sábado, dia 13 de julho, a festa da música erudita em diversos locais públicos da cidade. O Festival Guimarães Allegro oferece ao público concertos em ruas e praças, mas também no Mercado Municipal ou na Plataforma das Artes.
Nesta IX edição do festival que já se tornou incontornável na programação de julho da cidade berço, celebra-se a música e os músicos portugueses no deslumbrante palco que é o centro histórico da cidade, Património da Humanidade. O Guimarães Allegro sai à rua, em festa, ao longo de todos estes dias, até ao próximo sábado, aliando a música erudita ao património edificado, quebrando barreiras e democratizando o acesso, numa edição repleta de concertos e recitais. Esta edição celebra também os 500 anos do nascimento de Camões e os 100 anos do nascimento de Joly Braga Santos.
Assim, do Mercado Municipal à praça da Plataforma das Artes, há música em andamento ligeiro, ideal para aproveitar a cidade em tempos quentes de verão. A par desta celebração, o Teatro Jordão prepara-se para receber as provas finais dos Prémios Jovens Músicos da Rádio e Televisão de Portugal, o mais antigo e importante concurso de música erudita português, ao longo destes dias, pelas 14h00 e 18h00.
 Os locais públicos da cidade berço serão os palcos privilegiados para receber o talento emergente, mas também projetos consolidados do panorama clássico da região norte de Portugal. Nesta edição, em “palco” passarão projetos que prometem quebrar barreiras ideológicas e democratizar o acesso à música clássica, como Slide Bones Symbiosis, Klezmer Kafé ou Ibertrio. Hoje, dia 11 de julho, a Orquestra Juvenil do Conservatório de Guimarães atua, pelas 11h00, na praça da Plataforma das Artes, os Klezmer Kafé, pelas 19h30, no Largo da Oliveira, e a Orquestra de Guimarães, pelas 22h00, na Igreja de S. Francisco.
 Nesta festa, a que se pretende dar palco também aos projetos locais, marcarão presença ensembles e coletivos do concelho vimaranense, como os Jovens Cantores de Guimarães, Orquestra Juvenil do Conservatório de Guimarães, Quinteto de Metais da Banda Filarmónica de Moreira de Cónegos, Quarteto de Cordas de Guimarães, Ensemble de Clarinetes da Banda das Taipas, entre outros. O cartaz é diversificado e convidativo à (re)descoberta de lugares inusitados, como os jardins interiores da Biblioteca.