twitter

Investigador da UMinho conquista prémio internacional de engenharia estrutural

Investigador da UMinho conquista prémio internacional de engenharia estrutural
Fotografia Divulgação / UMinho

Redação

Publicado em 09 de julho de 2024, às 10:44

Early Career Prize é atribuído pela Associação Internacional de Pontes e Engenharia de Estruturas

A Associação Internacional de Pontes e Engenharia de Estruturas (IABSE) premiou Hélder Sosa, investigador auxiliar no Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Engenharia de Estruturas (ISISE), com o “Early Career Prize”, como um reconhecimento pelo seu trabalho desenvolvido no campo da avaliação de risco e resiliência de estruturas e infraestruturas existentes.

O galardão será entregue ao investigador em novembro em Zurique.

Hélder Sousa, também docente do Departamento de Engenharia Civil na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, obteve a sua licenciatura, mestrado e doutoramento na UMinho e o seu principal tema de investigação atual inclui a fiabilidade e resiliência de estruturas e infraestruturas. É também presidente do IABSE TG 5.8 sobre "Resiliência de Estruturas Existentes" e coordenador técnico de vários projetos nacionais e internacionais que envolvem modelação de previsão e gestão de ativos rodoviários e ferroviários. 

O seu trabalho abrange análises probabilísticas e numéricas de estruturas existentes e já foi implementado em diferentes casos reais relevantes, como os locais históricos da UNESCO, como o Castelo de Guimarães e o Convento de Cristo, em Tomar.

 Hélder Sousa leciona em vários cursos de mestrado internacionais e publicou mais de 110 artigos científicos e técnicos (revistas e conferências), incluindo 47 artigos em revistas ISI, 8 não-ISI, 65 artigos de conferência, um livro e quatro capítulos de livros.

O investigador do ISISE juntou-se à IABSE em 2017 e foi secretário do Comité Científico do Simpósio IABSE que decorreu na cidade de Guimarães em 2019. Desde então tem contribuído ativamente em vários Conselhos e Comités da IABSE. Esta estrutura internacional destaca o perfil de Hélder Sousa como sendo “um engenheiro no início de carreira que exibe o espírito da IABSE de ligação entre diferentes profissionais, sociedade e cooperação entre gerações, em benefício da sociedade, no campo da engenharia estrutural”.

 O “Early Career Prize” foi criado em 1983 para honrar e encorajar um membro no início da sua carreira por realizações extraordinárias em engenharia estrutural. O prémio é concedido a um membro individual com idade até aos 40 anos.

A IABSE foi fundada em 1929 e opera a nível mundial em todos os domínios do planeamento, design, construção, manutenção e reparação de estruturas de engenharia civil. A missão da IABSE é promover a partilha de conhecimento e impulsionar a prática da engenharia estrutural em todo o mundo ao serviço da profissão e da sociedade.