twitter

Região convidada a descobrir a diversidade dos Vinhos Verdes

Região convidada a descobrir a diversidade dos Vinhos Verdes galeria icon Ver Galeria
Fotografia DR

Luísa Teresa Ribeiro

Chefe de Redação

Publicado em 02 de julho de 2024, às 19:25

Essência Festival reuniu cerca de 40 produtores.


Convidar a região a descobrir os diferentes perfis dos Vinhos Verdes foi um dos motes da terceira edição da iniciativa Vinhos Verdes Essência Festival, que decorreu durante este fim de semana, no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto.

Organizado pela Essência Company, com os apoios da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) e da Câmara do Porto, o evento aliou vinhos, gastronomia, música e atividades para crianças, num formato para toda a família.

Em destaque no programa estiveram os “banquetes”, que harmonizaram as criações gastronómicas dos chefes Rui Paula, Vítor Matos e Arnaldo Azevedo, detentores de estrelas Michelin, com os vinhos da região.

Os visitantes também tiveram a possibilidade de combinar as referências apresentadas por cerca de 40 produtores com as diversas iguarias preparadas pelos restaurantes participantes no certame.

A presidente da Comissão de Viticultura, Dora Simões, destaca a importância do evento para continuar a passar a mensagem que os Vinhos Verdes são «uma região demarcada e não um tipo de vinho».

Esta responsável refere que quando os consumidores contactam com os produtores apercebem-se que «os Vinhos Verdes têm uma grande diversidade de estilos».

Por outro lado, salienta que a divulgação dos produtores abre caminho para a promoção do enoturismo, uma vez que desperta o interesse dos visitantes para partirem à descoberta das quintas e das adegas espalhadas pela região, impulsionando a dinamização do território.

Na mesma linha, o fundador da Essência, Nuno Vaz Pires, realça que esta é «uma região de grandes vinhos, principalmente brancos», mas que também está «a lançar para o mercado alguns tintos com muita qualidade».

«Recebemos milhares de pessoas durante os dias do evento, que podem provar não só as colheitas recentes, mas também vinhos já com alguns anos de garrafa, com um potencial de longevidade muito grande», diz.

Relativamente ao Essência Festival, quer afirmar-se como «a principal experiência de gastronomia do Norte de Portugal», reunindo chefes prestigiados, que proporcionam experiências de qualidade, preparadas até ao detalhe, num cenário único. A intenção da organização é que o certame volte a realizar-se no próximo ano.