Os Bombeiros Voluntários de Barcelinhos procederam, ontem, à «pré-inauguração» do novo parque operacional de viaturas no quartel. Trata-se do segundo espaço, concluindo uma obra iniciada há dois anos e que ascendeu a mais de 1 milhão de euros de investimento. «Este parque de viaturas operacional é hoje pré- -inaugurado e surge com o apoio de muitos mecenas e da Câmara Municipal de Barcelos, que contribuiu com parte significativa do investimento», ilustrou e enalteceu o presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros de Barcelinhos (AHBB), José Arlindo Costa, ontem, na cerimónia comemorativa dos 103 anos da instituição.
De igual modo, a festa do 103.º aniversário ficou também marcada pela bênção de três novas ambulâncias, integralmente oferecidas aos Bombeiros de Barcelinhos por três mecenas. «Agradeço publicamente à Mecwide, à Barceltécnica e às Construções Agostinho Malheiro todo o apoio e generosidade», retribuiu José Arlindo Costa. As três novas viaturas de transporte de doentes não urgentes representam um investimento de cerca de 180 mil euros e vêm substituir viaturas antigas com milhares de quilómetros percorridos. «Estas são as ambulâncias que fazem mais quilómetros e que tínhamos muita necessidade de substituir no imediato, porque atualmente fazemos cerca de 1 milhão de quilómetros anuais neste tipo de transporte de doentes, pelo que é muito necessária esta renovação até para não deixarmos muito dinheiro nas oficinas de reparações», suportou o presidente da direção da AHBB.
No conjunto, «termos recebido neste aniversário um volume de “prendas” de cerca de 1,2 milhões de euros é verdadeiramente assinalável, mas felizmente ainda temos, apesar de todas as dificuldades económicas que se sentem, muita gente neste concelho que gosta dos bombeiros. Temos a felicidade de ter um tecido empresárial vasto e generoso, assim como uma autarquia amiga que sempre nos apoia. Temos sempre tido uma colaboração excelente da parte da nossa sociedade civil e mecenas que têm colaborado mesmo muito com os Bombeiros de Barcelinhos», enalteceu e agradeceu José Arlindo Costa.
A corporação de bombeiros que se orgulha de ter mais associados no país conta atualmente nas suas fileiras com cerca de 120 homens e mulheres, alguns já oriundos da nova escola de infantes e cadetes, que conta 40 elementos. «Desejamos continuar a manter o mesmo desempenho que temos mantido nestes últimos anos, tendo um corpo de bombeiros forte e ativo, boas infraestruturas, equipamentos euma sociedade civil que também nos acompanha e apoia muito», formulou, ao “DM”, o presidente da direção da AHBB. Apesar disso, José Arlindo Costa apontou que «a parte do heliporto continua a ser um dos objetivos que nos propusemos e desejamos realizar, além de novas infraestruturas mais pesadas que integram a quinta fase do quartel e que incluem uma bomba de combustível e serviços de apoio, como um supermercado e eventualmente um restaurante, de forma a termos aqui fontes de receita e mais sustentabilidade para o nosso orçamento anual», apontou e suportou o dirigente.