Da palavra do livro à palavra dos palcos, é assim que a literatura se vai cruzar com a música, ao longo de 10 dias da Feira do Livro de Barcelos. O certame, que vai para a sua 41ª edição, conta, entre outros nomes, com a presença de José Pacheco Pereira, Martim Sousa Tavares e Fátima Lopes, anunciou a autarquia.
Quem se deslocar ao centro de Barcelos entre os dias 5 e 14 de julho vai encontrar uma minicidade de livros, composta por 21 stands e 94 editoras e pontuada por inúmeras ações, entre as quais o lançamento de novas obras, conversas com escritores, concertos, animação de rua, e grande destaque, no dia 6 de julho, às 5 da tarde, para a Recriação do 25 de Abril pelos Grupos de Teatro do Concelho.
A 41ª edição da Feira do Livro de Barcelos tem palco assente na Avenida da Liberdade, Largo da Porta Nova e Largo Dr. José Novais. A par da venda de livros, estão presentes no certame 21 stands representando 94 editoras, sendo que, ao longo de dez dias, a programação abrange lançamento e apresentação de livros (8), conversas com escritores (7), dois concertos musicais e duas conversas-concerto, com Luísa Sobral, Vox Angelis, Nena e Capicua. Simultaneamente, há animação de rua pela VIA3 – Companhia de Teatro e pel' Associação D'Improviso.
Ainda segundo informação municipal, a edição deste ano conta também com programação específica dedicada às crianças, que podem desfrutar de atividades diárias, entre as quais: pinturas faciais, apresentações de livros, cantinho da leitura, desenhos para colorir, ludoteca e mural de pintura.
Na Feira, a 6 de julho, haverá ainda espaço para a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com os Grupos de Teatro do Concelho e, no dia 9, para a recriação teatral de momento histórico do Caminho Português de Santiago, pela Via 3 Companhia de Teatro. A noite termina com a já tradicional queimada galega.
Também de destacar a tertúlia sobre a Guerra Colonial (dia 8); a tertúlia sobre o Caminho Português de Santiago (dia 9); a tertúlia com jovens autores, no dia 11, moderada pelo escritor, José Ilídio Torres. E ainda as mesas-debate dos dias 12 e 13 de julho.
À semelhança de anos anteriores, a feira estará aberta ao público de segunda-feira a domingo, das 17h00 às 00h00.
Feira do Livro de Barcelos cruza palavras e palcos durante dez dias
Publicado em 29 de junho de 2024, às 18:24